Além de conquistar a pole position para o GP do Japão, anotada na manhã deste sábado, Lewis Hamilton também pulverizou o antigo recorde (não oficial) da pista de Suzuka.
A marca do britânico (1m27s319) foi 1s635 mais baixa que o antigo melhor tempo do traçado, registrado por Michael Schumacher no Q2, em 2006.
E uma das principais razões para um tempo tão baixo, além do talento nato do piloto da Mercedes, é a velocidade com que os carros de 2017 são capazes de contornar curvas, tamanho o nível elevado de pressão aerodinâmica (downforce). Após a conquista da primeiro lugar no grid, o britânico exaltou a nova máquina da F1.
– É incrível pilotar aqui com este carro. Esse modelo é um dos mais incríveis, senão o mais incrível. O carro é realmente surpreendente, três segundos abaixo do tempo de 2016. É insano pilotar aqui com ele. Minha primeira pole aqui, é incrível.
Apesar do temporal anotado por Hamilton – o segundo colocado, Bottas, ficou a 0s332 – esta é a primeira vez que o britânico faz a pole em Suzuka, em 10 anos de F1.
Hamilton já foi pole do GP do Japão, em 2007 e 2008, mas quando a corrida foi disputada no Circuito de Fuji. O piloto afirma que nunca antes havia encontrado o equilíbrio perfeito para o carro, que lhe desse confiança para poder ir cada vez mais rápido.
– Eu sempre sofri aqui para achar o equilíbrio do carro, quase sempre começando os fins de semana com o pé errado. Ou às vezes começava bem, mas depois ia mal. Sempre foram altos e baixos. Esta é a primeira vez que, após um ou outro ajuste, sinto o carro domado.
A Globo transmite, ao vivo, o GP do Japão, com largada marcada para às 2h (Brasília) da madrugada de sábado para domingo. Você também acompanha em tempo real, com vídeos, no GloboEsporte.com.
Do Globo Esporte
Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:
Telefone: (83) 98704-3401
WhatsApp: (83) 98704-3401
E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com