Categories: BRASILNOTÍCIAS

Temer anuncia criação de Ministério Extraordinário da Segurança Pública

Temer chegando ao Palácio Guanabara com Pezão Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

O presidente Michel Temer disse após reunião com as autoridades estaduais no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sobre a intervenção federal no Rio, que vai criar o Ministério Extraordinário da Segurança Pública. O presidente afirmou que nova pasta também vai coordenar ações em todos os estados.

 

— Não vamos parar por aí. Quero criar um Ministério Extraordinário da Segurança Pública, que não vai evidentemente invadir as competências e cada estado, mas vai coordenar as ações de segurança de todo o país. Isso vai acontecer muito brevemente. Na próxima semana, no mais tardar. Já conversei com o presidente da Câmara e do Senado. A reunião foi muito útil. Porque salientei lá que não basta um gesto da União, é preciso uma união de todos esforços. Não sem razão estavam aqui várias autoridades e setores da sociedade para discutir o assunto.

 

— Nós a decretamos (a intervenção) depois de uma conversa com o governador Luiz Fernando Pezão, que naturalmente concordou com a intervenção e vai prestar toda a colaboração necessária. Foi uma intervenção cooperativa. Seria intolerável continuar com a situação que está no Rio, porque ela cria um problema também para outros estados. Se as coisas desandam aqui, elas também tendem a desandar em outros estados. Nós não queremos isso. Queremos que o Rio de Janeiro, com medidas firmes e seguras, proteja os mais vulneráveis. Não foram poucas as mortes no Rio. Não apenas de policiais, mas de crianças e jovens, lamentavelmente. Queremos dar um fim nisso, e é para tanto é que nomeamos o interventor.

 

Temer e sua comitiva chegaram ao Rio por volta de 12h05m para o enconto, que teve a presença do general Sergio Etchegoyen, do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, além dos ministros da Justiça (Torquato Jardim), da Fazenda (Henrique Meirelles), da Defesa (Raul Jungmann), do Desenvolvimento Social (Osmar Terra) e o ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Moreira Franco.

 

Após viagem à Europa, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, reapareceu e também participou da reunião. O governador Luiz Fernando Pezão convidou prefeitos do interior e parlamentares. Também devem vir à reunião entidades como a Defensoria Pública, e a Comissão de Segurança da Alerj.

 

No entorno do Palácio Guanabara, militares das Forças Armadas, com fuzis e tanques, fazem patrulhamento do perímetro.

 

Antes da reunião, o chefe da comunicação do Comando Militar do Leste, coronel Frederico Cinelli, disse que ainda não se sabe se o interventor, coronel Braga Netto, vai nomear um novo secretário de segurança e uma nova cúpula para o setor.

 

Segundo o Comando Militar do Leste (CML), a presença dos militares nas ruas não faz parte da intervenção federal na segurança do Rio, mas devido à presença de Temer na cidade.

 

De acordo com o CML, as tropas foram deslocadas para pontos estratégicos como parte da segurança presidencial.

 

INTERVENÇÃO SE TORNOU EMERGÊNCIA, DIZ JUNGMAMM

 

Antes de embarcar para o Rio, na manhã deste sábado, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que a questão da intervenção federal na Segurança Pública do Rio se tornou uma “emergência”. Em conversa antes de embarcar para o Rio, juntamente com Temer, para a reunião sobre a intervenção, Jungmann admitiu que, se necessário, serão editadas normas complementares ao decreto assinado nesta sexta-feira, mas ressaltou que, por enquanto, o governo não pensa em fazer isso.

 

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago