Categories: HI-TECH

Novo golpe no WhatsApp promete álbum da Copa grátis

Ao clicar no link, uma mensagem ainda pede para a golpe ser compartilhado com outros contatos antes de uma segunda página ser aberta.

O WhatsApp está sendo usado por cibercriminosos como um novo canal de ataque. Segundo a Kaspersky Lab, uma nova campanha que promete o álbum de figurinhas da Copa do Mundo 2018 busca atingir o maior número de usuários do mensageiro e disseminar links maliciosos entre eles.

 

Além do WhatsApp, o golpe também acontece via notificação em navegador, como você poderá ver nas imagens abaixo. De acordo com a Kaspesky, a campanha maliciosa se vale de engenharia social para chegar até as vítimas. Ao clicar no link, uma mensagem ainda pede para a golpe ser compartilhado com outros contatos antes de uma segunda página ser aberta.

Em 2014, quando o campeonato aconteceu no Brasil, vimos os golpistas usarem essa tática muito antes da realização dos jogos

 

Na segunda página, após o clique no link, um questionário pede que a vítima insira dados pessoais como o número do telefone. A partir desse ponto, a pessoa que clicar pode acabar com número registrado em serviços pagos de SMS. Além disso, anúncios exibidos durante o processo dão um dinheiro extra aos criminosos durante o golpe.

Golpe

“Com a proximidade de mais um grande evento como este, veremos muito mais golpes usando essa temática”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil. “Em 2014, quando o campeonato aconteceu no Brasil, vimos os golpistas usarem essa tática muito antes da realização dos jogos. Mas nessa edição em específicio, vimos que o tema não despertou muito interesse, o que fez com que esses golpes aparecessem de forma tardia”, completa.

A Copa do Mundo, segundo a Assolini, ainda está trazendo mais promoções falsas envolvendo sorteios de viagens e ingressos para os jogos na Rússia.

 

“Promoções de bancos e cartões de crédito costumam pedir o número completo, ou os 6 primeiros dígitos, para confirmar se a pessoa é elegível. Os golpistas se valem desse fato para enviarem e-mails maliciosos e também posts patrocinados falsos para clonarem o cartão das vítimas”.

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago