Categories: GERALNOTÍCIAS

Faltou trabalho para 27,7 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2018, diz o IBGE

Desempregados fazem uma grande fila em Realengo, Zona Oeste do Rio, em busca de empregos oferecidos por uma rede de supermercados Foto: Marcos de Paula

Faltou trabalho para 27,7 milhões de brasileiros no primeiro trimestre do ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

O número é a soma de desempregados, pessoas que gostariam de trabalhar mais e aqueles que até queriam uma vaga, mas por alguma razão não procuravam ou procuravam, mas não estavam disponíveis para trabalhar — que formam a chamada subutilização da força de trabalho.

O número corresponde 24,7% da força de trabalho, o maior nível da série histórica. Em relação ao primeiro trimestre de 2014, o número de subutilizados cresceu 73% ou mais 11 milhões de pessoas subutilizadas, três milhões deles desalentados.

Além disso, o contingente de pessoas em desalento – que desistiram de buscar trabalho – também atingiu nível recorde, de 4,6 milhões. No último trimestre do ano passado, o contingente de desalentados era de 4,3 milhões de pessoas.

A taxa de desalento no primeiro trimestre ficou em 4,1% da força de trabalho ampliada do Brasil. O menor nível de desalentados registrado desde o início da série, em 2012, foi quando esse grupo era formado apenas por 1,45 milhão de pessoas, no segundo trimestre de 2014, período anterior à recessão.

O desalentado é aquele que não conseguia trabalho adequado ou não tinha experiência ou qualificação, ou era considerado muito jovem ou muito idoso ou não havia trabalho na localidade que residia. Do total de desalentados no país no primeiro trimestre, 60% estava no Nordeste ou 2,8 milhões de pessoas.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, que detalha as informações sobre o mercado de trabalho. No 4º trimestre de 2017, este grupo estava em 26,4 milhões de pessoas e, há um ano, em 26,5 milhões.

– Tudo o que ocorre no mercado de trabalho é reflexo do cenário econômico, da falta de confiança dos empresários para investir e gerar emprego. Chegamos ao nível mais alto da subutilização. Até houve geracão de postos de trabalho, mas a maior parte na informalidade – diz Cimar Azeredo, coordenador do Trabalho e Rendimentos do IBGE.

Com relação ao desempregados nesse período, a taxa ficou em 13,1%. Isso quer dizer que, nos primeiros três meses do ano 13,7 milhões de pessoas estavam buscando trabalho. A taxa é inferior à registrada no mesmo período de 2017, quando ficou em 13,7%, mas houve aumento frente aos últimos três meses do ano passado, quando a taxa foi de 11,8%, segundo a Pnad.

 

 

Paraíba em Minuto

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago