google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / MUNDO / ‘É um milagre’: Meninos retirados em caverna na Tailândia falam sobre resgate

‘É um milagre’: Meninos retirados em caverna na Tailândia falam sobre resgate

Os 12 meninos e o treinador de futebol do time Javalis Selvagens, resgatados em caverna inundada na Tailândia
Os 12 meninos e o treinador de futebol do time Javalis Selvagens, resgatados em caverna inundada na Tailândia Foto: SOE ZEYA TUN / REUTERS

BANGCOC – Os 12 meninos e seu técnico de futebol resgatados na semana passada da caverna Tham Luang, na Tailândia, depois de ficarem 17 dias presos, saíram do hospital nesta quarta-feira.

 

O grupo deu uma entrevista coletiva que foi transmitida em vários canais no país para contar detalhes do período em que ficaram presos e a operação de socorro. Eles disseram que não tinham comida, e que só beberam água durante os nove dias em que estiveram sozinhos, antes de serem encontrados. Na entrevista, eles estavam acompanhados de autoridades que ajudaram no resgate e de uma equipe médica.

 

Enquanto as autoridades falavam do estado de saúde deles, já recuperados, os meninos faziam sinais com a mão de que estavam bem. Começando pelo treinador Ekkapol Chantawong, chamado de Ake, cada um dos jovens do time Javalis Selvagens se apresentou, disse a idade e indicou em qual posição joga em campo.

 

Ao pegar o microfone, Ake disse que todos concordaram em ir à caverna. Quando a chuva começou, eles viram a água entrar e consideraram deixar o local, mas não tinham ideia da altura que a água alcançaria.

 

— Sabíamos que estávamos presos quando tentamos fazer o caminho de volta. Precisávamos nos molhar e nadar. Todos podem nadar — esclareceu ele, desmentindo a informação, que circulou durante todo o tempo em que ficaram presos, de que nenhum dos meninos sabia nadar. Segundo o treinador, os garotos faziam atividades de natação após os treinos.

 

— Não percebemos o quão alto a água poderia subir.

 

Os meninos, com cabelos recém cortados, ganharam em média 3 kg cada desde o resgate, encerrado há sete dias, em 10 de julho, e passaram por exercícios de confiança antes do evento desta quarta-feira, disso o diretor do hospital onde estavam internados. Um deles meninos afirmou que foi um milagre que ele e seus colegas tenham sido encontrados depois de passar nove dias sozinhos na caverna.

 

— É um milagre — afirmou em inglês Adul Sam-On, de 14 anos.

 

SEM COMIDA, APENAS ÁGUA

 

Ake disse que eles tentaram cavar uma saída, inicialmente. Ele tentou acalmar os meninos, dizendo que a água baixaria no dia seguinte. Um dos meninos disse que não havia comida, apenas água.

 

— Nós vimos a água pingando da parede, então ficamos próximos à fonte de água. Nesse momento não estávamos com medo porque pensávamos que a água iria baixar e alguém viria nos resgatar — contou o treinador, dizendo que a água na parede da caverna era limpa. — Não tínhamos comida, só bebemos água.

 

“Trazendo os Javalis Selvagens para casa”, dizia um cartaz em tailandês na sala, que foi arrumada para parecer um campo de futebol, com traves e redes, para receber os meninos e cinco membros da equipe de resgate. Um vídeo do último dia dos jovens no hospital foi exibido, no qual eles agradecem aos médicos pela assistência no período de recuperação.

 

A entrevista coletiva foi monitorada por especialistas e o Departamento de Relações Públicas da província de Chiang Rai solicitou as perguntas antecipadamente para submetê-las a psiquiatras. Mais de 100 foram enviadas e selecionadas.

 

HOMENAGEM A SOCORRISTA MORTO

 

Os meninos prestaram uma homenagem ao mergulhador que morreu durante a fase preparatória do resgate. Saman Gunan, de 38 anos, ficou sem oxigênio na travessia da caverna parcialmente inundada enquanto fazia o trajeto de volta, após entregar comida aos meninos. Em um quadro com a foto da vítima, os jovens escreveram mensagem de agradecimento e apoio à família e pretendem enviá-lo aos parentes de Gunan.

 

— Nós nos sentimos culpados por sua morte — desabafou Ake.

 

Alguns dos meninos leram as mensagens de homenagem: “Muito obrigado do fundo do meu coração”, disse um deles.

 

Os médicos decidiram antecipar a alta em um dia, e as autoridades disseram esperar que os meninos voltem para sua rotina depois da entrevista.

 

— O motivo de se realizar uma entrevista coletiva esta noite (manhã em Brasília) é que os meios de comunicação têm muitas perguntas e depois (os meninos) poderão voltar para sua vida normal, sem o assédio dos jornalistas — declarou o porta-voz do governo, Sunsern Kaewkumnerd.

 

A Tailândia e o resto do mundo acompanharam em suspense a história dos 12 garotos e seu treinador que ficaram presos no complexo de cavernas no dia 23 de junho, durante um passeio, por causa de uma tromba d’água. Eles passaram nove dias presos até serem encontrados por dois mergulhadores britânicos a quatro quilômetros da entrada da caverna.

 

Após uma complexa operação que levou três dias e contou com profissionais de diversos países, o resgate dos 13 terminou no dia 10 de julho. Por causa do longo período na umidade, no escuro e com alimentação precária, os meninos e o treinador tiveram que ficar internados em observação para evitar infecções.

 

 

Paraíba em Minuto

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

URGENTE: Homem tenta se aproximar de Bolsonaro com faca e é preso (veja o vídeo)

Ontem, terça-feira (05), na Expodireto – uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: