Os pequenos negócios no Brasil estão cada vez mais conectados: 72% dos pequenos empresários utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes, e 40% possuem perfis no Facebook. Essas são as duas ferramentas para a divulgação de produtos e serviços, de acorco com a pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae, entre abril e junho deste ano.
O WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para enviar informações sobre produtos ou serviços (59%), atender o cliente “online” (59%) e fazer vendas (43%). O Facebook é utilizado com os mesmos objetivos, porém, em menor intensidade.
De acordo com o levantamento, 73% dos microempreendedores individuais (MEIs), 91% das microempresas e 99% dos empresários das pequenas empresas acessam a internet e o fazem predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.
A diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, destaca que o estudo mostrou como as tecnologias digitais se tornaram imprescindíveis.
“Vivemos numa era onde as pessoas passaram a adotar um comportamento cada vez mais digital. E para os pequenos negócios já é obrigatório ter uma presença nesse mundo tecnológico utilizando as ferramentas que estão na palma da mão dos clientes a todo momento”, declarou.
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