google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / HI-TECH / Usuários de Facebook e Instagram vão poder controlar tempo de uso das redes sociais

Usuários de Facebook e Instagram vão poder controlar tempo de uso das redes sociais

As funcionalidades serão liberadas, primeiramente, para usuários americanos
As funcionalidades serão liberadas, primeiramente, para usuários americanos Foto: Reprodução

O Facebook e o Instagram lançaram nesta quarta-feira, dia 1º, ferramentas que permitem aos usuários controlar o tempo de gasto nas duas redes sociais. As novidades são resultados de uma pesquisa própria da empresa e de parcerias feitas com especialistas em saúde. O objetivo é ajudar os internautas a perceberem o quanto vivem conectados e a gerenciarem melhor o dia a dia.

 

Uma das novas opções oferecidas é um painel de atividades no qual a pessoa verifica o tempo gasto todos os dias com cada rede social. Há, inclusive, métricas individuais apresentadas em barras, mostrando os dias de maior ou menor utilização.

 

Há também um meio de o usuário limitar o tempo diário de navegação, tanto no Facebook quanto no Instagram. Quando atinge esse teto, o acesso não é bloqueado, mas o internauta recebe uma notificação de que está ultrapassando o patamar que ele mesmo estabeleceu com razoável para a navegação.

 

Por fim, resta a possibilidade de limitar as notificações recebidas, de forma a reduzir a tentação de acessar seu cada perfil a cada instante. Esses alertas podem ser silenciados por períodos de 15 minutos a oito horas.

 

“O tempo que as pessoas passam no Instagram e no Facebook deve ser positivo, inspirador e com propósito”, declarou Ameet Ranadive, executivo do Instagram, em comunicado oficial, para justificar os lançamentos.

 

Acesso às novidades

 

Para acessar essas funcionalidades, será preciso acessar as configurações dos dois aplicativos. No Facebook, bastará procurar a opção “Tempo no Facebook”. No Instagram, o usuário deverá clicar em “Sua atividade”.

As opções, porém, serão liberadas aos poucos, até estarem acessíveis a todos os usuários. Os americanos serão os primeiros a experimentar as novidades. Ainda não há data de implantação das mudanças no Brasil.

Mudança de percepção

As novas ferramentas seguem na contramão do que as empresas de tecnologia sempre buscaram: um usuário cada vez mais conectado e dependente do mundo virtual. A nova vertente seguida pelas companhias é a de que é preciso colocar a saúde e o bem-estar das pessoas em primeiro lugar.

A Apple também já anunciou um aplicativo que vai detalhar o tempo gastos no iPhone ou no iPad, permitindo até que o usuário crie um bloqueio de acesso ao atingir um determinado limite, caso considere necessário.

 

 

Paraíba em Minuto

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

WhatsApp Web cai e deixa usuários na mão em todo o Brasil

Entre as reclamações, usuários apontam atraso no envio ou recebimento de áudios, fotos e mensagens ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: