google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / GERAL / Vai viajar no dia das eleições? É necessário justificar o voto, dentro ou fora do país

Vai viajar no dia das eleições? É necessário justificar o voto, dentro ou fora do país

No próximo domingo, dia 7 de outubro, todos os brasileiros têm um compromisso com o futuro do país: as eleições. Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral deve justificar sua ausência da votação — e isso inclui quem está em viagem, seja dentro ou fora do país.

 

A maneira mais fácil e rápida é apresentar a justificativa no próprio dia do pleito, mas também há soluções para quem não conseguir justificar no domingo (7) — inclusive uma solução on-line, que é novidade em âmbito nacional. Veja abaixo o que fazer para não deixar de cumprir com suas obrigações de cidadão.

 

Para quem está no Brasil:

 

Para quem está em viagem pelo Brasil, o mais indicado é justificar no próprio dia das eleições. Basta se dirigir a um dos postos de justificativa (confira a lista) e levar um documento oficial com foto e o título de eleitor. Caso não esteja com o título eleitoral, vale também apresentar o número do documento (consulte aqui).

 

O processo de justificativa é bem rápido e não deve levar mais que 15 minutos, sem grandes impactos na sua viagem.

 

Para quem está em locais onde não há postos de justificativa ou para quem não conseguir justificar a ausência neste domingo (7), é possível enviar a justificativa de forma on-line, através do Sistema Justifica. Em âmbito nacional, a plataforma é uma novidade, já que até 2016 era restrita a apenas alguns estados.

 

Outra solução é imprimir o formulário (aqui) e entregá-lo preenchido em qualquer cartório eleitoral. O eleitor pode também enviá-lo por correio ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito, acompanhado da documentação que comprove a impossibilidade de comparecer no dia da votação.

 

Para qualquer das opções após o dia das eleições, é preciso estar atento para não perder os prazos: para o 1º turno, é até o dia 6 de dezembro de 2018. Para o segundo, até 27 de dezembro de 2018.

 

Para quem estiver fora do Brasil:

 

Quem estiver no exterior também pode fazer a justificativa através do Sistema Justifica.

 

Outra possibilidade é encaminhar o formulário preenchido (acesse aqui) ao cartório eleitoral do município de sua inscrição, sempre de olho no prazo: para o 1º turno, até o dia 6 de dezembro de 2018; para o segundo, até 27 de dezembro de 2018.

 

Excepcionalmente no caso de quem estiver no exterior, a justificativa também poderá ser apresentada no cartório eleitoral do município em que estiver inscrito, dentro do prazo de 30 dias contados a partir da data do retorno ao Brasil. Basta apresentar algum documento que comprove o dia em que voltou ao país, como a passagem, o carimbo do passaporte, o contrato de trabalho ou matrícula em instituição de ensino do exterior.

 

 

Paraíba em Minuto com ExtraOnline

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: