google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLITICA / PF prende vice-governador de MG, Joesley Batista e Ricardo Saud em investigação sobre suposto esquema na Agricultura

PF prende vice-governador de MG, Joesley Batista e Ricardo Saud em investigação sobre suposto esquema na Agricultura

RIO E SÃO PAULO — O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade (MDB), um dos donos da JBS , Joesley Batista , os executivos da empresa Ricardo Saud e Demilton de Castro e o deputado João Magalhães(MDB-MG) foram presos nesta sexta-feira por agentes da Polícia Federal (PF). Eles são alvos de uma operação que investiga um suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura e na Câmara dos Deputados entre 2014 e 2015, durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

 

A operação é um desdobramento da operação Lava-Jato em Minas Gerais e teve origem na delação do doleiro Lucio Funaro . Segundo os investigadores, a JBS pagou propina para políticos e dirigentes do ministério com o objetivo de se beneficiar de mudanças na legislação e de atos normativos e licenciamentos da pasta.

 

Segundo a PF, as propinas eram negociadas por um deputado federal e entregues por Funaro. Segundo a delação do doleiro, o grupo empresarial teria pago R$ 2 milhões para conseguir a regulamentação da exportação de miúdos e despojos bovinos, além de R$ 5 milhões para aprovar a proibição do uso da ivermectina (um veneno de longa duração).

 

O advogado de Joesley, André Calegari, afirmou, em nota, que seu cliente é colaborador da Justiça e já prestou depoimentos no inquérito que deu origem à operção de hoje. “Causa estranheza o pedido de sua prisão no bojo de um inquérito em que ele já prestou mais de um depoimento na qualidade de colaborador e entregou inúmeros documentos de corroboração”, diz o comunicado do advogado. “A prisão é temporária e ele vai prestar todos os esclarecimentos necessários”, completa.

 

Os agentes federais cumprem, ao todo, 63 mandados de busca e apreensão em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Mato Grosso do Sul. A PF faz também buscas no gabinete de Antonio Andrade. A operação é um desdobramento da Lava-Jato e foi batizada de Capitu.

 

Além do vice-governador e dos executivos, foi preso ainda Demilton Antonio de Castro. Ele é apontado como responsável por organizar um arquivo com nove mil dados de operações financeiras ilegais feitas pela JBS. Esse arquivo era chamado de “planilhão da propina”.

 

De acordo a Polícia Federal, o esquema de arrecadação de propina dentro do Ministério da Agricultura beneficiaria políticos do MDB que recebiam dinheiro da JBS — que pertence aos irmãos Joesley e Wesley Batista — em troca de medidas para beneficiar as empresas do grupo.

 

 

Paraíba em Minuto

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Veja Também

CAI OUTRA NARRATIVA: Ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria não configurou busca por asilo político, afirmou PGR

Ex-presidente passou duas noites na representação diplomática após ter sido convidado por cônsul. Jair Bolsonaro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: