HI-TECH

WhatsApp testa função de mensagens autodestrutivas em grupos

O WhatsApp Beta passou a exibir, na atualização liberada na última semana para iPhone (iOS), o recurso “Apagar mensagens” (delete messages) para grupos do mensageiro.

A função tem sido testada pelo aplicativo desde outubro e adotou diferentes nomes durante o desenvolvimento, como “Mensagens que desaparecem” (disappearing messages).

O site especializado WABetaInfo anunciou nesta quinta-feira (26), após investigação sobre os últimos updates da versão beta do mensageiro, que o recurso deve ter como objetivo facilitar a limpeza automática de grandes quantidades de mensagens em grupos do WhatsApp

A função para apagar mensagens automaticamente após determinado período de tempo surgiu pela primeira vez na versão beta do WhatsApp para celulares Android em outubro.

Inicialmente chamado “Mensagens que desaparecem” (disappearing messages), o recurso estava disponível tanto para conversas coletivas quanto privadas, o que provocou a especulação de que o mensageiro estava elaborando uma espécia de “chat secreto”, função do rival Telegram.

Em atualizações seguintes do WhatsApp Beta para iPhone e celulares Android, a função mudou de nome e virou “Apagar mensagens” (delete messages) e ganhou mais opções de tempo para deletar automaticamente as mensagens do app. Usuários poderiam, então, escolher entre apagá-las a cada hora, dia, semana, mês ou ano.

Os updates de números 2.20.10.23 e 2.20.10.24 do WhatsApp Beta para iPhone seguiram a mudança de nome que aconteceu na versão para Android e removeram a função “Apagar mensagens” de conversas privadas, o que significa que o recurso está disponível apenas para grupos no WhatsApp.

Segundo investigações do site especializado WABetaInfo, a função “Apagar mensagens” foi elaborada pelo WhatsApp com o objetivo de facilitar a limpeza de memória em conversas coletivas.

Como grupos costumam acumular muitas mensagens rapidamente, a proposta da ferramenta seria deletar automaticamente dentro de um determinado período (definido pelo usuário) o conteúdo do chat. Assim, o WhatsApp não seguiu os chats secretos do Telegram, já que o recurso do rival é focado em fornecer mais privacidade para conversas de usuários.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago