NOTÍCIAS

Número de infectados no Brasil vai subir. Entenda por que isso é bom

Crescimento no número de casos de covid-19 pode representar queda da taxa de letalidade, rapidez em diagnóstico e precisão de dados do ministério

“Os números vão crescer muito. Hoje, nós já temos o início do gráfico. Até o fim da semana que vem vocês vão ver muitos casos confirmados de covid-19”.

A previsão é do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao falar sobre as ações do governo federal no combate ao novo coronavírusAté o momento, o Brasil acumula oficialmente 299 mortes e 7.910 casos confirmados.

O avanço no diagnóstico, no entanto, não significa necessariamente que o índice de contaminações tenha aumentado de maneira “descontrolada” no país. Pelo contrário, poderá estar relacionado, entre outras coisas, com o avanço da capacidade dos estados em realizar exames com a chegada do primeiro lote de testes rápidos que serão distribuídos pelo governo federal.

Com maiores condições de processamento de exames, governos como o de São Paulo, por exemplo, que vem sendo criticado por conta da fila de 16 mil testes, poderão se aproximar de estimativas mais reais da quantidade de pessoas com a covid-19.

A reportagem do R7 separou algumas consequências que mostram como o salto no número de casos pode ser bom para as ações contra a pandemia. 

Queda da taxa de letalidade 

Thomas Peter/Reuters – 30.3.2020

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento no número de casos confirmados deve diminuir a taxa de letalidade — proporção entre o número de mortes e o número total de doentes —, que atualmente está em 3,5%.

“Se você aumenta o número de casos, a taxa de letalidade cai. Hoje, o número de casos confirmados está muito menor do que aquele que está circulando dentro da nossa sociedade, o que aumenta, e muito, a necessidade de a gente ter muito mais cuidado para segurar, porque se não tivéssemos esse cuidado, provavelmente hoje teríamos espiral de casos”, explicou Mandetta.

Um estudo elaborado por universidades britânicas baseado em dados sobre a propagação do novo coronavírus na China apontou que a taxa de letalidade da covid-19 é de 0,66%, levando em conta que uma proporção das infecções não está confirmada.

Diagnóstico rápido

CECíLIA FABIANO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO – 1.4.2020

Com uma fila de mais de 16 mil exames de covid-19 sem resultado, São Paulo terá um mutirão envolvendo laboratórios públicos e privados para acelerar o processamento das amostras. Além disso, a rede pública paulista passará a contar com 100 mil testes rápidos, que serão enviados pelo governo nos próximos dias.

O auxílio federal e o mutirão cordenado por Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, devem contribuir substancialmente para tornar o processo de diagnóstico mais rápido na região mais atingida pela epidemia.

“Esperamos zerar essa fila de testes o mais rapidamente possível”, disse Covas, ressaltando que o tempo ideal para que o resultado de um exame saia não pode ser superior a 48 horas.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago