NOTÍCIAS

Reinfecção de covid-19 é improvável por pelo menos 6 meses, diz estudo

Pesquisa feita com profissionais de saúde do Reino Unido sugere que casos de reinfecção continuarão sendo muito raros.

A reinfecção pelo coronavírus é altamente improvável por pelo menos seis meses após a primeira infecção, de acordo com um estudo britânico com profissionais de saúde que estão na linha de frente da luta contra a pandemia de covid-19.

As descobertas devem oferecer alguma garantia para as mais de 51 milhões de pessoas em todo o mundo que tiveram a doença pandêmica, disseram pesquisadores da Universidade de Oxford.

“Esta é uma notícia realmente boa, porque podemos ter certeza de que, pelo menos no curto prazo, a maioria das pessoas que tiveram covid-19 não serão acometidas novamente”, disse David Eyre, professor do Departamento de Saúde Populacional de Nuffield em Oxford e um dos líderes do estudo.

Casos isolados de reinfecção levantaram preocupações de que a imunidade pode ter vida curta e que os pacientes recuperados podem rapidamente adoecer de novo.

Mas os resultados deste estudo, realizado em profissionais de saúde do Reino Unido – que estão entre aqueles com maior risco de contrair covid-19 – sugerem que os casos de reinfecção provavelmente permanecerão extremamente raros.

“Estar infectado com covid-19 oferece proteção contra a reinfecção para a maioria das pessoas por pelo menos seis meses”, disse Eyre. “Não encontramos nenhuma nova infecção sintomática em nenhum dos participantes com teste positivo para anticorpos.”

A pesquisa, parte de um importante programa de testes da equipe, cobriu um período de 30 semanas entre abril e novembro de 2020. Seus resultados não foram revisados por outros cientistas, mas estão publicados no site MedRxiv.

Durante o estudo, 89 de 11.052 funcionários sem anticorpos desenvolveram uma nova infecção com sintomas, enquanto nenhum dos 1.246 funcionários com anticorpos desenvolveu uma infecção sintomática.

Profissionais com anticorpos também foram menos propensos a testar positivo para a covid-19 sem ter sintomas, disseram os pesquisadores: 76 dos que não tinham anticorpos testaram positivo, em comparação com apenas três que possuiam anticorpos. Esses três estavam bem e não desenvolveram sintomas da doença.

“Continuaremos a acompanhar os funcionários cuidadosamente para ver quanto tempo dura a proteção e se a infecção anterior afeta a gravidade da segunda, caso isso aconteça novamente”, disse Eyre.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-340

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago