O presidente Jair Bolsonaro editou, nesta segunda-feira (13), uma medida provisória que antecipa a permissão (criada em outra MP) para que produtores de etanol vendam o combustível diretamente aos postos, sem passar pelas distribuidoras.
A medida é uma tentativa para baixar os preços dos combustíveis, agora cabe aos Donos de postos baixar o preço pois os custos vão cair.
Agora os Procons tem que fiscalizar essa queda nos preços.
Na prática, essas grandes empresas atuam apenas como atravessadores na cadeia produtiva, encarecendo o preço final para o consumidor.
Essas inovações nas regras do setor foram criadas pela MP 1063, de agosto deste ano, que permite a venda direta de etanol.
Essa MP também flexibiliza a “tutela à bandeira”, e inclui as cooperativas de produção ou comercialização de etanol e cria o modelo de empresa comercializadora de etanol (ECE), que também passam a ser autorizadas a vender o etanol diretamente para os postos de combustível.
A “tutela à bandeira” é regra atual da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e proíbe o comerciante varejista de vender combustíveis que não sejam distribuídos pela marca exibida no posto. A MP 1063 acabou com essa proibição, mas concedeu 90 dias para a ANP regulamentar a aplicação das novas regras.
O Palácio do Planalto avaliou, no entanto, que os benefícios desse novo sistema deveriam ser aplicados mais rapidamente e por isso, segundo a Scretaria-Geral, editou uma nova MP.
Paraíba em Minuto
Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:
Telefone: (83) 98669-7489
O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…
Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…
Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…
Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…
Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…
A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…