Categories: HI-TECH

DISPARO EM MASSA: WhatsApp suspende contas ligadas ao PT e restringe grupos de apoio a Lula

Números desligados fazem parte de iniciativa em redes sociais para impulsionar a candidatura do ex-presidente.

O WhatsApp suspendeu contas de usuários ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT) e eliminou grupos de comunicação criados para impulsionar a candidatura de Lula à Presidência da República na eleição deste ano. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pela CNN.

Nesta semana, a equipe de comunicação do ex-presidente criou o portal “Lulaverso”, que consiste em um conjunto de iniciativas nas redes sociais para impulsionar a figura do petista.

Além do WhatsApp, Instagram, Telegram, Twitter e TikTok também contam com ações do projeto para divulgar os feitos de Lula durante suas gestões e atrair apoiadores.

Ao menos quatro grupos de WhatsApp do “Lulaverso” passaram a ficar inativos nesta semana, e a última movimentação foi registrada às 19h da última terça-feira (8). Além disso, números de telefones de administradores desses grupos também foram suspensos temporariamente.

Em nota, o WhatsApp disse que não comenta casos específicos. No entanto, o aplicativo possui uma série de diretrizes que, caso não sejam cumpridas, podem levar ao banimento ou suspensão de contas. Entre elas, está a automação de mensagens.

A assessoria do PT disse que “não há o uso de automação ou qualquer tipo de violação de normas”, e que o desligamento das contas aconteceu devido a uma “reação automática do sistema Whatsapp diante do aumento no tráfego de mensagens”.

Leia a íntegra da nota do PT sobre a suspensão de contas ligadas ao partido

Todas as páginas, redes sociais e aplicativos do ex-presidente Lula – assim como as do PT — estão ativos e funcionando normalmente, inclusive a plataforma Lulaverso, lançada na última segunda-feira.

O Whatsapp, de fato, suspendeu o funcionamento de alguns números utilizados para conectar voluntários em torno da nova plataforma. Foi uma reação automática do sistema Whatsapp diante do aumento no tráfego de mensagens.

Já foi esclarecido que não há uso de automação ou qualquer tipo de violação de normas. Nenhum outro grupo foi suspenso depois dos esclarecimentos prestados e aguardamos o restabelecimento dos grupos que foram alcançados pela suspensão automática.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

CHUVA DE GRANIZO NA PARAÍBA: Fenômeno raro surpreende moradores do interior

Moradores de cidades do interior da Paraíba registraram uma chuva de granizo na tarde desta…

2 meses ago

CARNAVAL COM REGRAS: Justiça regulamenta participação de crianças e adolescentes em eventos na Capital

A 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital publicou a Portaria nº 01/2026, que…

2 meses ago

POLÍCIA NAS RUAS: PF cumpre mandado contra crimes de exploração sexual infantojuvenil em Borborema

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a 38ª fase da Operação DISCOVERY,…

2 meses ago

VIRANDO À ESQUERDA? Encontro entre Julian Lemos e Gleisi Hoffmann gera polêmica nas redes

O ex-deputado federal pela Paraíba Julian Lemos (UB) voltou ao centro dos debates políticos após…

2 meses ago

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

8 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

9 meses ago