google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / Ministros de Lula usam mais jatinhos da FAB, gastaram 90% a mais que Ministros de Bolsonaro

Ministros de Lula usam mais jatinhos da FAB, gastaram 90% a mais que Ministros de Bolsonaro

Quanto mais ministros, mais despesas. Os ministros do presidente Lula gastaram 90% a mais do que os de Bolsonaro com voos pelo país em jatinhos da FAB. Foram 260 horas de voo em janeiro e fevereiro – quase quatro voltas em torno da Terra.

Pelo menos 22 deslocamentos foram para seus redutos eleitorais, nos finais de semana, sem cumprir agenda oficial. Outros 21 também foram para os estados de origem, mas com agenda oficial. No governo Bolsonaro, foram 137 horas de voos de ministros pelo país nos dois primeiros meses.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez nove voos de ida e volta para São Paulo, cinco deles nos finais de semana sem cumprir agenda oficial. Em viagem a São Paulo, no início da noite de uma sexta-feira (6/1), a sua agenda era “despachos internos” no gabinete da Fazenda em São Paulo, em reunião com o seu chefe de gabinete, Laio Moraes. Naquela oportunidade, o ministro “visitou pela primeira vez o escritório”, disse o ministério.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, fez seis voos de ida ou volta para São Luís, quatro deles sem agenda. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, fez sete voos de ida e volta para São Paulo. Ele costuma viajar para a capital paulista na sexta e retornar na segunda, sempre no jatinho oficial.

Mas houve uma gastança extra no governo Bolsonaro – o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, voou mais 70 horas em viagens internacionais nos dois primeiros meses do governo. Ele esteve em Lima (Peru), Ottawa (Canadá), Varsóvia (Polônia), Valência (Espanha) e Cúcuta (Colômbia). O ministro das Relações Exteriores de Lula, Mauro Vieira, fez apenas uma viagem para a Argentina, com 3,5 horas de voo.

Viagem aos redutos eleitorais e “Uber” aéreo

A ministra da Saúde, Nísia Andrade, fez dez voos em aeronaves da FAB em dois meses. Sete deles foram de ida ou volta para o Rio de Janeiro. Esteve em eventos de incentivo à imunização pela vacina, em ações relacionadas à saúde da mulher, da criança e do adolescente e em reunião sobre hospitais federais no Rio de Janeiro. Os demais estados aguardam tratamento semelhante.

O ministro de Minas e Energia, o ex-deputado Alexandre Silveira (PSD-MG), fez 10 deslocamentos em aviões oficiais, cinco deles para Belo Horizonte, um sem agenda oficial. Esteve também no Rio e em Fortaleza. A ministra do Turismo, a deputada licenciada Daniela Carneiro (União-RJ), fez 11 deslocamentos em jatinhos, quatro deles de ida e volta ao Rio de Janeiro, com agenda oficial. Esteve também em outras três cidades.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, deputado licenciado (PT-SE), viajou pouco, mas fez uma viagem inusitada no início do ano. Ele pegou carona até Salvador no jatinho oficial utilizado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, no dia 6 de janeiro, uma sexta-feira. Dali, rumou para Aracaju, onde tem residência fixa, como único passageiro do jatinho oficial – quase um “Uber” aéreo. Na capital de Sergipe, teve reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira, presidente da Frente Nacional de Prefeitos, para “preparar a pauta de um futuro despacho” do prefeito com o presidente Lula. No domingo, Macedo voou para Maceió, novamente em voo solo, onde pegou carona no jatinho do presidente da Câmara, Arthur Lira.

Ministros justificam gastança

O Ministério da Fazenda afirmou ao blog que o ministro Haddad retornou a Brasília no dia 9 de janeiro em no voo da FAB “em virtude dos atos terroristas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro”. O ministério acrescentou que as viagens realizadas pelo ministro Haddad “seguiram as regras estabelecidas pela Lei nº 8.112 (artigo 58) e pelo decreto nº 10.267”.

O ministro Flávio Dino afirmou que a viagem de ida e volta a São Luís em janeiro foi por motivo de segurança, “em face dos constantes e recentes ataques antidemocráticos, inclusive contra o Sr. Ministro”. O decreto autoriza a viagem por meio de justificativa que fundamente a necessidade de segurança.

O ministério das Minas e Energia afirmou que, “em relação ao deslocamento entre DF – MG, no dia 14/02, o ministro participou do evento de lançamento do programa Minha Casa, Minha Vida, representando o presidente da República em Contagem (MG). O evento já consta na agenda oficial”. O blog perguntou a todos os ministros citados na reportagem se eles podem ir para casa de jatinho nos finais de semana, sem agenda oficial, ou se usam a aeronave oficial por questões de segurança. A maioria não respondeu.

Pela legislação vigente, os ministros de Estado podem utilizar jatinhos da FAB a serviço, por motivo de segurança e em casos emergência médica. O Decreto 10.267, assinado pelo então presidente Jair Bolsonaro, em janeiro de 2020, manteve a proibição de voos de ministros para casa nos finais de semana, mas deixou brechas que permitem essas viagens por motivos de segurança.

Paraíba em Minuto com Gazeta do Povo

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

Paraíba tem quase 800 casos de síndrome respiratória aguda, aponta boletim da Saúde

A Paraíba tem 766 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: