Categories: PARAÍBA

COM AVAL DO GOVERNADOR: Terroristas do MST ‘INVADEM’ Incra e Policia Militar da Paraíba não faz nada

Os trabalhadores rurais e representantes do MST se reuniram e foram ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) da Paraíba, nesta segunda-feira (17), entregar uma pauta com reivindicações.

No Dia Internacional das Lutas Camponesas, o movimento social promove uma série de ações em todo o Brasil, em especial com o órgão governamental.

Em alguns estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Ceará e Maranhão, os trabalhadores rurais ocuparam os espaços públicos do Incra, cobrando mais segurança, melhores condições de trabalho e, claro, a Reforma Agrária.

Na Paraíba, porém, como adiantou o superintendente Antônio Barbosa, não iria ocorrer nada além de uma conversa.

Um grupo de militantes chegou no final desta tarde à sede do Incra na Paraíba, no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa. A marcha estadual do MST trouxe paraibanos de Alhandra até João Pessoa em caminhada.

Quando chegaram no local, eles realizaram uma série de discursos, com alguns representantes do movimento, com o superintendente ao lado do MST. Em seguida, todos entraram no auditório e discutiram as principais pautas levantadas.

“Viemos através deste, apresentar demandas do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, como parte das ações alusivas à Jornada Abril Vermelho. Confiantes que nossa solicitação terá a devida atenção de Vossa Senhoria, nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos ou fornecimento de informações necessárias para o atendimento à solicitação que lhe apresentarmos”, disse o MST no documento.

As reivindicações do MST

O primeiro e maior destaque dado pelo MST foi o cadastramento de 2.506 famílias, organizadas em 22 acampamentos, como público da Reforma Agrária, algo que regularizaria essas pessoas. Além disso, o movimento pede vistoria de todas as áreas, fornecimento de cestas básicas e a nomeação de um ouvidor agrário.

O outro foco está destinado aos próprios assentamentos, com regularizações de todos os espaços. O pedido segue para encerrar o programa Titula Brasil, de 2021, que promove processos de regularização dos conjuntos de unidades agrícolas por parte de uma prefeitura, e não autorizar a entrada de empresas privadas para instalação de usinas eólicas e solares. O impacto da produção de energias renováveis pode atrapalhar a vida e o trabalho daqueles que moram nesses assentamentos.

Por fim, os representantes do MST querem a retomada de programas sociais, por parte do Governo Federal, que deixaram de existir. Entre os pedidos, estão o Terra Sol — que fomenta a agroindustrialização —, PRONERA — de educação nas regiões rurais — e outros de assistências técnica, reforma e habitação rural.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago