Deputado federal Eli Borges, presidente da Frente Parlamentar Evangélica
Líderes de cinco frentes parlamentares no Congresso Nacional que defendem valores cristãos e conservadores se manifestaram nesta terça-feira, 2, contra o projeto de Lei das Fake News (2630/20) com o argumento de que o texto ameaça a pluralidade religiosa.
“Se por um lado o relatório apresentado pelo Dep. Orlando Silva (PCdoB-SP) replica o direito constitucional à liberdade religiosa, por outro o texto cria sérias ameaças à pluralidade de ideias e aos valores cristãos”, diz trecho de nota pública divulgada nesta segunda-feira, 1º.
O documento é assinado pela Frente Parlamentar Evangélica, Frente Parlamentar Católica, Frente Parlamentar da Família e Frente Parlamentar contra a Sexualização Precoce de Crianças e Adolescentes e a Frente Parlamentar Mista contra o Aborto e em Defesa da Vida.
Parlamentares das frentes são contra o projeto delegar às plataformas digitais a responsabilidade sobre o que é publicado nas redes.
“Uma vez que para não correrem riscos, estas optarão pela não publicação do conteúdo”, afirmam os parlamentares por meio da nota. Também se dizem preocupados com o trecho do relatório que estabelece as atribuições do Comitê Gestor da Internet (CGI), e argumentam que o órgão, formado por representantes da sociedade civil e ministérios do governo, “é comandado por indicação de grupos que historicamente têm combatido os valores cristãos”.
A nota também acusa o governo de ter usado os recentes episódios de violência nas escolas para defender o projeto de lei e flexibilizar direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e religiosa. “Tais problemas devem ser solucionados com saídas sérias e definitivas, e não serem utilizadas como pretexto ou cortina de fumaça.
As Frentes supracitadas, desta forma, entendem que a defesa de nossas garantias conquistadas em defesa da liberdade religiosa e democrática, individual e coletiva não serão negociadas”, afirmam as frentes no documento. O relatório final do PL das Fake News está previsto para ser votado em plenário nesta terça-feira.
Paraíba em Minuto com Hudson Almeida
Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:
Telefone: (83) 98669-7489
O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…
Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…
Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…
Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…
Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…
A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…