Categories: PARAÍBA

‘Inconstitucional’, diz MPT sobre ‘ficha limpa’ para comerciários na PB

Decisão de pedir antecedentes criminais foi anunciada pela Fecomércio-PB.Há violação aos princípios da igualdade e legalidade, segundo o MPT.

Pedir certidão de antecedentes criminais para contratar empregados no comércio é inconstitucional, informou neste sábado (26) o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Paraíba, Eduardo Varandas.

A decisão foi anunciada na quinta-feira (24), em João Pessoa, por Marconi Medeiros, presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB) Novos comerciários precisam ser ‘ficha limpa’, diz Fecomércio-PB

Para o presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros, a medida é necessária para garantir a segurança das empresas. “A cidade cresceu muito e você tem que ter referência das pessoas. Esta cobrança já existe no estado, município e até nos órgãos federais”, ressaltou.

Eduardo Varandas destacou que, na segunda-feira (28), o MPT vai solicitar informações em caráter de urgência à Fecomércio-PB, no prazo de 24h. “Vamos agir o quanto antes. Me admira muito saber que uma entidade dessa natureza, que conglomera grande quantidade de empregadores, venha fazer uma solicitação injusta e inconstitucional como essa”, disse.”Viola a presunção de inocêncio e é discriminatória.

O funcionário pode ter antecedentes criminais, se ele já cumpriu sua pena, é cidadão como qualquer outro. Uma vez que já prestou contas à Justiça, esse requisito para admissão viola a Constituição Federal e os princípios da igualdade e legalidade. Essa exigência só poderia ser aceita se estivesse em lei, nenhuma entidade sem previsão legal pode fazer esse tipo de exigência, é desproporcional e irrazoável”, assegurou o procurador Eduardo Varandas.

Hudson Almeida

Share
Published by
Hudson Almeida

Recent Posts

TRAGÉDIA: Garçom é suspeito de matar vereador e esfaquear mais duas pessoas em restaurante – VEJA O VÍDEO

Um garçom é suspeito de esfaquear três pessoas neste domingo (28) em um restaurante de Camocim, no…

3 dias ago

CORRUPÇÃO: Relatório da CGU aponta ministro de Lula como autor em desvio em obra

A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou irregularidades na pavimentação de uma estrada financiada por emendas do então…

3 dias ago

Madonna desembarca no Rio para show histórico na Praia de Copacabana

Madonna desembarcou na manhã desta segunda-feira (29) no Rio de Janeiro para o show que…

4 dias ago

VAI TER QUE DEVOLVER: Tribunal de Contas multa prefeito Emerson Panta em R$ 2 milhões

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, nesta quarta-feira (24),…

1 semana ago

Derrota para Lula que defende as drogas, Senado aprova PEC para criminalizar posse e porte de qualquer quantidade de drogas

Projeto foi aprovado em primeiro turno no Senado Federal por 53 a 9 O plenário…

2 semanas ago

PESQUISA: Nilvan dispara com 32,7%, contra Primo de Panta, o Jackson Alvino com 18,8%; Pedrito tem 10,9%

Nilvan Ferreira lidera a pesquisa, seguido de Jackson Alvino e Pedrito Gomes – Fotomontagem Pesquisa…

3 semanas ago