Categories: ENTRETENIMENTO

Centro Cultural e Parque Casa da Pólvora é inaugurado e valoriza Centro Histórico de JP

Prédio original da Casa da Pólvora, que foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional,

será espaço para exposições; complexo é um dos principais patrimônios arqueológicos da Capital

Centro Cultural e Parque Casa da Pólvora

Assistir ao pôr do sol no Centro Histórico de João Pessoa passou a ser uma experiência ainda mais encantadora desde o final da tarde desta quinta-feira (4). O motivo foi a entrega do Parque Casa da Pólvora, após obra que reformou e ampliou um dos principais observatórios para o espetáculo natural no Centro Histórico da Capital, além de construir um novo Centro Cultural.

A reforma da Casa da Pólvora recebeu investimentos da ordem de R$ 1,3 milhão, com recursos da Prefeitura de João Pessoa e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). O projeto inclui a restauração do prédio e construção de um parque ecológico, além de um anfiteatro e um Centro Cultural, que abriga telecentro, biblioteca, galeria de artes e uma estação digital, além da sede administrativa do Parque.

O prédio original da Casa da Pólvora, que foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional, será espaço para exposições. O complexo fica localizado na Ladeira de São Francisco, a primeira da cidade, e é um dos principais patrimônios arqueológicos de João Pessoa.

De acordo com o historiador Arion Farias, a entrega dos equipamentos representa uma nova arrancada cultural. “Esse local representa um pedaço muito importante de nossa história, e agora pode se tornar um espaço de lazer e convívio para quem o visitar”, explicou.

Administração

O Parque Casa da Pólvora será administrado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em colaboração com as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Meio Ambiente (Seman), a Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac) e demais secretarias do Governo Municipal.

Segundo o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, a obra tem um relevante potencial cultural e educativo em diversas linguagens artísticas, e na educação patrimonial e ambiental. “O Parque Casa da Pólvora é exemplo da política de preservação do patrimônio cultural de nosso Estado e, agora, com a construção do primeiro centro de cultura, podemos iniciar o processo de descentralização cultural e formação de um polo de atividades atrativas com ações educativas, de lazer e de turismo”, declarou.

Programação

A cerimônia de inauguração do novo Parque Casa da Pólvora contou com a apresentação da Banda 5 de Agosto e da manifestação cultural do grupo de capoeira Angola Palmares, do bairro do Roger. Os presentes ainda puderam conferir o acervo do museu fotográfico Walfredo Rodrigues.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Madonna desembarca no Rio para show histórico na Praia de Copacabana

Madonna desembarcou na manhã desta segunda-feira (29) no Rio de Janeiro para o show que…

4 horas ago

VAI TER QUE DEVOLVER: Tribunal de Contas multa prefeito Emerson Panta em R$ 2 milhões

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, nesta quarta-feira (24),…

5 dias ago

Derrota para Lula que defende as drogas, Senado aprova PEC para criminalizar posse e porte de qualquer quantidade de drogas

Projeto foi aprovado em primeiro turno no Senado Federal por 53 a 9 O plenário…

2 semanas ago

PESQUISA: Nilvan dispara com 32,7%, contra Primo de Panta, o Jackson Alvino com 18,8%; Pedrito tem 10,9%

Nilvan Ferreira lidera a pesquisa, seguido de Jackson Alvino e Pedrito Gomes – Fotomontagem Pesquisa…

2 semanas ago

Sousa supera o Botafogo-PB nos pênaltis e conquista o Campeonato Paraibano

Sousa supera o Botafogo-PB nos pênaltis e conquista o Campeonato Paraibano Foto: Reprodução/TV Cabo Branco…

2 semanas ago

Médico é flagrado forçando ato libidinoso em paciente em UPA mas foge antes de polícia chegar

Um médico, de 37 anos, foi flagrado masturbando um paciente nessa sexta-feira (12) dentro da…

2 semanas ago