Uma adolescente de 15 anos foi agredida na porta de uma escola estadual de Charqueada (SP). A agressão foi registrada em vídeo e circulou pelo WhatsApp até chegar aos familiares da jovem, que desmaia nas imagens após ser atingida por outra estudante de 17 anos. O caso é investigado pela Polícia Civil e a Secretaria de Educação diz que cobrou providências da unidade de ensino.
Segundo a mãe da vítima, a menina tinha sido ameaçada dentro da unidade escolar, durante o intervalo, por conversar com o namorado de uma amiga da agressora. A agressão ocorreu por volta das 12h30 do dia 8 de março, na Escola Estadual Professor Benedito Dutra Teixeira.
De acordo com a mãe da vítima, a dona de casa Patricia de Fátima Nunes, de 36 anos, um grupo de jovens conversava no intervalo quando um dos garotos perguntou à adolescente se ela sabia o paradeiro de um colega que não aparecia mais na escola.
“Ela disse que não sabia e continuaram conversando, todos juntos, na rodinha”, contou Patricia. “Daí, essa menina que bateu nela chamou e pediu para que minha filha parasse de falar com o garoto, porque a namorada dele tinha visto os dois juntos e estava chorando”, afirmou a mulher.
Patricia disse que a filha tentou justificar à agressora que ela e o rapaz tinham conversado apenas sobre o jovem desaparecido, mas não adiantou. “Ela falou que não queria nem saber e que ia pegar minha filha na saída da escola.” No entanto, a vítima não acreditou na ameaça e acabou surpreendida, enquanto vários alunos já sabiam o que ia acontecer, segundo a mãe, e até filmaram a agressão.
O vídeo mostra o momento em que a vítima atravessa o portão da escola com fones de ouvido e, já na calçada, é surpreendida por trás pela jovem de 17 anos, que quebra um ovo na cabeça dela. Em seguida, a adolescente dá vários socos e tapas da cabeça da jovem, mesmo quando ela já está caída no chão. A agressora só para quando a vítima desmaia.
Vídeo: Vídeo da Jovem agredida
“Ela tem fortes dores de cabeça até hoje”, disse Patricia.
(Foto: Patricia de Fátima Nunes/Arquivo pessoal)
Polícia Civil
Segundo a mãe, a menina foi socorrida para o Hospital Maternidade de Charqueada com hematomas na nuca e nas costas (abaixo do pescoço). Ela também ficou com um olho roxo. A família registrou boletim de ocorrência na delegacia da cidade no mesmo dia.
“Nós solicitamos exame para a vítima no Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba (SP) e pedimos que a agressora se apresente na delegacia para prestar depoimento. Ela deve vir nesta sexta-feira (18) ou na segunda (21)”, informou o delegado Gilberto Carlos Fernandes Junior.
O delegado disse ainda que ouvirá a adolescente agredida. “Vamos encaminhar o vídeo, junto aos depoimentos, ao Fórum. O vídeo é uma prova, porque as imagens são claras”, afirmou.
Secretaria de Estado da Educação
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou ao Site que a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba cobrou da unidade de Charqueada o reforço das ações de combate à violência. Segundo a pasta, o caso também foi compartilhado com o Conselho Tutelar, que já acompanhava a agressora anteriormente.
A estudante agredida foi transferida a pedido da família para uma escola integral de Piracicaba “e será acompanhada de perto pela equipe pedagógica da unidade”, de acordo com a Secretaria.
“É importante afirmar que em Charqueada há apenas duas escolas estaduais, uma delas na zona rural. A administração regional afirma que a agressão ocorreu no horário da saída dos estudantes e do lado de fora da unidade, sem que a direção, infelizmente, pudesse ter evitado. Imediatamente a escola se prontificou a acionar o socorro médico, o que foi negado por um membro da família da estudante, que se prontificou a levá-la até o pronto-socorro”, disse, em nota, a Secretaria da Educação estadual.
A pasta informou ainda que a agressora recebeu punição de acordo com o regimento da escola e a mãe foi convocada e se reuniu com a direção da unidade. A mãe da vítima disse que a agressora recebeu apenas cinco dias de suspensão das aulas. “O que não faz diferença nenhuma, já que minha filha nem estuda mais lá.”
O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…
Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…
Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…
Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…
Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…
A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…