Categories: POLITICA

Expedito Pereira e Sara Cabral foram absolvido em ação de improbidade que tramitava no TJ-PB

O Tribunal de Justiça livrou o prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, e a ex-prefeita Sara Cabral da pena de suspensão dos direitos políticos por três anos, fato que deixaria eles inelegíveis. Os gestores foram condenados em 1º grau numa ação de improbidade administrativa, por contratarem servidores sem concurso público.

Na sentença, foram aplicadas as seguintes penalidades: perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três anos, multa civil e proibição de contratar.

Em grau de recurso, eles se livraram de praticamente todas as penalidades, exceto a multa civil, que será fixada no valor correspondente a 10 vezes a remuneração mensal percebida à época dos fatos, de acordo com o voto do relator do processo, desembargador Leandro dos Santos.

“Em se tratando da manutenção e contratação de um número bem menor de servidores, embora reste caracterizada a burla ao concurso público e ofensa aos princípios administrativos, basta a aplicação de multa civil, no valor correspondente a 10 vezes a remuneração mensal percebida pelos Promovidos à época dos fatos, enquanto ex-prefeitos da cidade de Bayeux”, escreveu o magistrado, no acórdão publicado nesta quinta-feira no diário eletrônico do TJPB.

De acordo com os autos, durante o mandato de Expedito Pereira foram contratados 251 servidores municipais, sem a realização de concurso público. Já Sara Cabral não teria cumprido as determinações do Tribunal de Contas no sentido de demitir os servidores contratados de forma irregular.

“Os promovidos ignoraram as notificações do Tribunal de Contas e, por cima, desrespeitaram, inclusive, o Poder Legislativo ao realizarem centenas de contratações sem respaldo legal, obstaculizando a realização do ingresso de servidores pela porta frontal, larga e democrática do concurso público”, destaca o parecer do Ministério Público Estadual.

Créditos: Lanacaprina

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago