Categories: POLITICA

Ministério afasta servidores e investiga suspeitas em aposentadoria de Dilma

O benefício da ex-presidente foi concedido sem passar pela “fila” nos sistemas da Previdência

O ex-ministro da Previdência Carlos Gabas (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Ministério do Desenvolvimento Social ordenou o afastamento de servidores do INSS que participaram de alterações cadastrais e da concessão de aposentadoria à ex-presidente Dilma Rousseff em 1º de setembro, um dia depois do impeachment, sem agendamento prévio nos sistemas da Previdência Social, como revelou reportagem de ÉPOCA.

O secretário-executivo da pasta, Alberto Beltrame, determinou à presidência do INSS que abra uma sindicância e um procedimento administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades dos funcionários do órgão. Órgãos de controle serão acionados para verificar eventual ilegalidade nas alterações cadastrais da ex-presidente.

Reportagem de ÉPOCA revelou que Carlos Gabas, ex-ministro e servidor de carreira da Previdência, foi pessoalmente a uma agência do INSS em Brasília, um dia depois do impeachment de Dilma, entrou em uma sala reservada com um gerente e acertou a aposentadoria da ex-presidente. Não consta nos sistemas do INSS qualquer agendamento para tratar do benefício. O tempo de espera normal para esse serviço chega a 115 dias no Distrito Federal.

Documentos também mostram que, em dezembro, quando Dilma ainda era presidente, a ficha que registra os vínculos trabalhistas da petista e é usada para a contagem dos anos trabalhados foi alterada 16 vezes por uma única servidora lotada em uma diretoria do INSS – também sem agendamento formal.

Os servidores envolvidos devem ser afastados do exerício dos cargos para que “não possam interferir no andamento das investigações”, segundo nota do Ministério do Desenvolvimento. O gerente da agência que recebeu Gabas e a servidora que realizou as alterações cadastrais foram dispensados de seus cargos de confiança. A decisão será publicada no Diário Oficial da próxima terça-feira (4).

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago