Categories: POLITICA

Senado aprova em votação final PEC do teto de gastos públicos

De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)

o texto será promulgado na próxima quinta-feira (15)

No primeiro turno, foram 61 senadores a favor e 14 contra a medida, em um dia marcado por protestos contra a proposta na Esplanada dos Ministérios.

No final da manhã, cerca de 500 manifestantes se concentraram no local, de acordo com a Secretaria de Segurança do Distrito Federal. O ato é organizado por movimentos como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Nacional dos Estudantes (UNE).

De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) o texto será promulgado na próxima quinta-feira (15).

Oposição

No plenário, senadores do PT e PCdoB apresentaram uma série de requerimentos para adiar a discussão e questionaram a legitimidade do governo Temer após o presidente e a cúpula do PMDB serem citados nas denúncias da Lava Jato nos últimos dias.

O líder do PT na Casa, senador Humberto Costa (PE) defendeu a convocação de novas eleições. Ele disse ainda que a oposição irá entrar com uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para deliberar sobre o mérito da PEC por considera que ela fere a autonomia dos Três Poderes e é inconstitucional por regredir com direitos sociais.

“Não há clima para que o Congresso Nacional tome medidas que tenham uma validade de 20 anos. Falta a esse governo legitimidade. Os últimos atos estão levando o governo a praticamente desmoronar e como tal nos deveríamos nos concentrar e buscar uma saída para essa crise”, afirmou em entrevista a jornalistas.
Oposicionistas lembraram também pesquisa Datafolha divulgada no último domingo (11). De acordo com o instituto, a reprovação ao peemedebista subiu para 51% em dezembro, ante 31% em julho.

Outra sondagem do Datafolha citada foi divulgada nesta terça-feira e mostra que 60% dos brasileiros são contra a aprovação da PEC do teto de gastos.

Também foram citadas manifestações da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Banco Mundial contra a medida. Na semana passada, o relator do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Philip Alson, disse que a PEC terá impacto “severo” sobre os mais pobres.

Na segunda-feira (12) a oposição chegou a impetrar um mandato de segurança com pedido de liminar no STF para impedir a votação, mas o o ministro relator, Luís Roberto Barrroso, indeferiu o pedido.

O que muda

A proposta de emenda à Constituição estabelece um novo regime fiscal com duração de 20 anos, mas a partir do décimo ano de vigência, o presidente da República poderá alterá-lo por meio de lei complementar. Só poderá ser proposta uma mudança por mandato.

De acordo com a medida, as despesas gerais da União serão limitadas com base no valor do ano anterior somado à inflação do período. O objetivo é sinalizar ao mercado financeiro um freio nas despesas públicas como parte do ajuste fiscal.

Os recursos para saúde e educação vão se manter em 2017 seguindo as aplicações mínimas previstas na Constituição. A partir de 2018, serão corrigidos pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), publicado pelo IBGE.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago