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Comercial do jornal Correio gera revolta de veículos digitais da PB

Uma campanha publicitária encomendada pelo Sistema Correio de Comunicação para tentar impulsionar o veículo impresso do grupo acabou gerando forte reação de repúdio da Associação de Mídia Digital (Amidi).

 

O comercial dirigido por Sacha Teixeira e criado pela Sala 10, de propriedade do jornalista Victor Paiva, apresentador do Correio Debate, mostra uma conversa entre pai e filho. Enquanto o adolescente tenta informar o pai tendo como base o noticiário da internet, é rebatido em todas as declarações.

O interlocutor corrige informações incompletas, atrasadas e distorcidas e tenta fazer o público acreditar que a internet não tem credibilidade. O slogan do jornal encerra o anúncio: “Não é só impressão: é credibilidade”.

 

Em resposta, a Amidi divulgou uma nota pública, reproduzida a seguir, na íntegra:

“A Amidi, através de sua Diretoria, lamenta a equivocada postura adotada pelo Jornal Correio da Paraíba contra a mídia e jornalismo digital paraibano, perpetrada em deformada campanha publicitária assinada pela agência Sala 10, com conteúdo pejorativo e ofensivo às empresas legitimamente constituídas e aos profissionais/jornalistas do segmento.
 
A campanha em questão – personificada com peças para redes sociais baseada em deboches e insinuações maldosas – não encontra eco nos números do consistente crescimento do nosso setor e nem amparo no acesso em tempo real dos nossos milhões de leitores, o que atesta o alcance, a credibilidade e o profissionalismo de todos os que militam de forma digna e honrada nesse campo do novo jornalismo.
 
Repudiamos a vã tentativa de desqualificação ou diminuição dos valores, compromisso ético e responsabilidade no tratamento adequado da notícia, desde a sua apuração à rápida divulgação, prática e mandamento maior de nossos associados.
 
Eventuais desvios existem em qualquer meio, mas não dão o direito, por exemplo, que o nosso aponte o jornal impresso como adepto da prática de noticiar fatos incompletos, disseminar boatos ou cometer erros. Aí está o pecado central das peças produzidas contra o meio digital: a pouco inteligente e indecente generalização.
 
A sociedade conectada pelo digital tem o devido senso crítico para perceber que esse tipo de ofensiva transita na contramão da realidade prática na forma de se comunicar e interagir das pessoas no mundo contemporâneo. Graças à Internet, hoje o público já não é mais refém de um ou outro veículo. Porque tem todo o conteúdo na palma da mão e de graça.”

 

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