Categories: POLITICA

Deputados aprovam desapropriação de terrenos para funcionamento de novos setores e estacionamento da AL-PB

Por unanimidade, o Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou na  Sessão Ordinária, nesta terça-feira (2), a desapropriação de um imóvel para construção de estacionamento e alocação de alguns setores da Casa. 
O Projeto de Decreto Legislativo 02/2017, proposto pela Mesa Diretora, incorpora ao Poder Legislativo um edifício comercial com três pavimentos, voltado para a Praça João Pessoa; e um terreno de frente para a Rua Treze de Maio, ambos no Centro da capital paraibana. 

De acordo com a justificativa apresentada pelo presidente Gervásio Maia, o edifício-sede da Assembleia Legislativa não comporta todos seus setores. “Através da desapropriação por utilidade pública, será possível acomodar em um só espaço fisico alguns setores deste órgão, que atualmente estão instalados em diversos anexos espalhados nesta Capital”, afirma o parlamentar no texto do Projeto.
A matéria foi incluída na votação da Ordem do Dia e aprovada por unanimidade. A área total compreende quase 1700m² e a proximidade com a Casa deverá facilitar o deslocamento dos deputados, servidores e demais colaboradores, bem como de processos e documentos.

Na Sessão desta terça também foi aprovado o projeto do deputado Bruno Cunha Lima que prevê a cassação da Inscrição de ICMS de postos de combustíveis, que estejam envolvidos em fraudes. De acordo com o deputado autor da mataria, “a proposta é para valorizar cada vez mais os direitos dos consumidores paraibanos, para que suas prerrogativas sejam preservadas”.

Além dos projetos de autoria dos parlamentares, foram aprovados três projetos de autoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) que prevêem alterações na Constituição por meio de Propostas de Emendas à Constituição Federal (PEC). 

Entre as matérias apreciadas pela Casa, os parlamentares aprovaram por unanimidade a apresentação do projeto que visa modificar a composição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Para que as PEC’s sejam levadas ao Congresso Nacional existe a necessidade de que os textos sejam aprovados em 14 Casas Legislativas Estaduais e a ALPB foi a 14ª Casa a aprová-los. 

Os deputados votaram favoráveis ao Projeto de Resolução 162/2017, que versa sobre a apresentação à Câmara Federal da PEC que tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio entre as obrigações impostas aos estados, ao Distrito Federal e aos Municípios e suas respectivas receitas.

Fonte: Assessoria

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago