Categories: POLITICA

Deputados aprovam desapropriação de terrenos para funcionamento de novos setores e estacionamento da AL-PB

Por unanimidade, o Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou na  Sessão Ordinária, nesta terça-feira (2), a desapropriação de um imóvel para construção de estacionamento e alocação de alguns setores da Casa. 
O Projeto de Decreto Legislativo 02/2017, proposto pela Mesa Diretora, incorpora ao Poder Legislativo um edifício comercial com três pavimentos, voltado para a Praça João Pessoa; e um terreno de frente para a Rua Treze de Maio, ambos no Centro da capital paraibana. 

De acordo com a justificativa apresentada pelo presidente Gervásio Maia, o edifício-sede da Assembleia Legislativa não comporta todos seus setores. “Através da desapropriação por utilidade pública, será possível acomodar em um só espaço fisico alguns setores deste órgão, que atualmente estão instalados em diversos anexos espalhados nesta Capital”, afirma o parlamentar no texto do Projeto.
A matéria foi incluída na votação da Ordem do Dia e aprovada por unanimidade. A área total compreende quase 1700m² e a proximidade com a Casa deverá facilitar o deslocamento dos deputados, servidores e demais colaboradores, bem como de processos e documentos.

Na Sessão desta terça também foi aprovado o projeto do deputado Bruno Cunha Lima que prevê a cassação da Inscrição de ICMS de postos de combustíveis, que estejam envolvidos em fraudes. De acordo com o deputado autor da mataria, “a proposta é para valorizar cada vez mais os direitos dos consumidores paraibanos, para que suas prerrogativas sejam preservadas”.

Além dos projetos de autoria dos parlamentares, foram aprovados três projetos de autoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) que prevêem alterações na Constituição por meio de Propostas de Emendas à Constituição Federal (PEC). 

Entre as matérias apreciadas pela Casa, os parlamentares aprovaram por unanimidade a apresentação do projeto que visa modificar a composição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Para que as PEC’s sejam levadas ao Congresso Nacional existe a necessidade de que os textos sejam aprovados em 14 Casas Legislativas Estaduais e a ALPB foi a 14ª Casa a aprová-los. 

Os deputados votaram favoráveis ao Projeto de Resolução 162/2017, que versa sobre a apresentação à Câmara Federal da PEC que tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio entre as obrigações impostas aos estados, ao Distrito Federal e aos Municípios e suas respectivas receitas.

Fonte: Assessoria

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

CHUVA DE GRANIZO NA PARAÍBA: Fenômeno raro surpreende moradores do interior

Moradores de cidades do interior da Paraíba registraram uma chuva de granizo na tarde desta…

2 meses ago

CARNAVAL COM REGRAS: Justiça regulamenta participação de crianças e adolescentes em eventos na Capital

A 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital publicou a Portaria nº 01/2026, que…

2 meses ago

POLÍCIA NAS RUAS: PF cumpre mandado contra crimes de exploração sexual infantojuvenil em Borborema

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a 38ª fase da Operação DISCOVERY,…

2 meses ago

VIRANDO À ESQUERDA? Encontro entre Julian Lemos e Gleisi Hoffmann gera polêmica nas redes

O ex-deputado federal pela Paraíba Julian Lemos (UB) voltou ao centro dos debates políticos após…

2 meses ago

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

8 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

9 meses ago