Categories: CIDADES

Câmara Municipal de Bayeux realizará audiência pública para decidir sobre construção de Penitenciária Federal


A Câmara de Vereadores de Bayeux realizará audiência pública às 10h00 da próxima quinta-feira (1) na Escola Técnica Estadual, localizada à Avenida Liberdade, no bairro do Sesi, para apresentação do Sistema Penitenciário Federal e exposição dos benefícios sócio-econômicos relativos à implantação de uma penitenciária federal no município, contemplado que foi pelo Ministério da Justiça.

A audiência foi solicitada pelo diretor da Penitenciária Federal em Mossoró (RN), Nilton Azevedo e o pedido foi atendido à unanimidade pela Câmara Municipal, durante sessão realizada na manhã desta quinta-feira, ocasião em que a população e imprensa foram conclamadas a participar da audiência.

Critérios de escolha


A contemplação do município de Bayeux partiu de um estudo estratégico desenvolvido pelo Ministério da Justiça, Departamento Penitenciário Nacional e Sistema Penitenciário Federal, diante do atendimento pelo município a todos os 21 requisitos inseridos na Portaria Ministerial 98/2017, vez que outros municípios e até estados da Região Nordeste não atenderam.

“Dentre eles, destacamos a distância de até 50 Km entre o local de construção da Penitenciária e aeroporto regional, menor custo de engenharia para construção, fácil lotação dos 250 servidores que aqui virão trabalhar e estar distante da localidade urbana a não interferir em vizinhanças”, afirmou o agente federal Felipe Abath. A área onde será edificada a Penitenciária mede 25 hectares e fica localizada às margens da BR-101, sentido João Pessoa/Natal, onde funcionou a antiga Operação Manzuá.

A apresentação e exposição na audiência pública foram feitas pelo agente federal de Execução Penal Felipe Abath Martins aos vereadores, quando foram discutidos preliminarmente os assuntos que serão tratados na referida audiência.

Diante da afinidade do assunto com a segurança pública, foram convidadas diversas autoridades, dentre elas, o governador Ricardo Coutinho, os presidentes do TJPB, AL e OAB, desembargador Joás de Brito Filho, Gervásio Maia e Paulo Maia, procurador-geral de justiça Bertrand Asfora, o superintendente do DPF Nivaldo Almeida, prefeito Berg Lima, o secretário estadual de Administração Penitenciária Wagner Dorta e o comandante da PM, cel. Euler Chaves.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

O homem encontrado vivo em sótão do vizinho após 26 anos desaparecido

Omar Bin Omran desapareceu durante a guerra civil na Argélia e estava a poucos metros…

2 dias ago

Pesquisadora da USP denuncia “milícia digital” coordenada por Janja; entenda

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta terça-feira, 14, sua intenção de apresentar um requerimento…

4 dias ago

Surreal: Barcos de resgate ‘surfam’ ondas de 1,50m no Guaíba para fazer salvamentos; VEJA VÍDEO

O resgate de moradores e animais presos nas enchentes que atingiram o Rio Grande do…

5 dias ago

Trump lidera corrida eleitoral em 5 de 6 estados decisivos, segundo pesquisa do ‘New York Times’

No EUA, 'estados decisivos' são aqueles que não demonstram preferência clara por Trump ou Biden…

5 dias ago

PF cumpre mandados contra organização criminosa em João Pessoa e outras 13 cidades

Segundo a FICCO, os mandados são cumpridos em 14 municípios. A ação tem como objetivo…

5 dias ago