Categories: GERALNOTÍCIAS

Direitos de mães trabalhadoras ainda são poucos e desrespeitados; tire dúvidas

Site da Previdência pode ser consultado para tirar mais dúvidas sobre direitos no trabalho Foto: Agência O Globo

A maternidade pode ser um dos momentos mais felizes na vida. Mas no mercado de trabalho, os poucos direitos e as frequentes violações ainda complicam a vida de muitas mulheres, segundo especialistas em Direito.

 

A licença-maternidade, por exemplo, mesmo sendo uma das garantias mais básicas para a integridade da criança inclusive, é tímida no país. Para celetistas, a obrigatoriedade é conceder 120 dias apenas, mas é possível estender até 180 por empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã, que gera benefícios fiscais para os contratantes.

 

— Mesmo os dois meses além dos obrigatórios estão aquém da tendência. Em outros países, a licença-maternidade dura um ano. A legislação trabalhista ainda tem muito a evoluir no Brasil. Não há também uma norma que obrigue o empregador a informar as mulheres dos direitos que elas têm — afirma a juíza do trabalho Fabrícia Rezende, também diretora da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1).

 

Para ajudar as mães, o EXTRA esclareceu 20 pontos relativos aos direitos trabalhistas das mães — e o que ainda precisa evoluir na legislação.

 

No caso de algum direito violado, a advogada Patrícia Reis Neves Bezerra orienta.

 

— Infelizmente a saída mais rápida (do que tentativas administrativas) é procurar um advogado e requerer na Justiça do Trabalho, por exemplo, a sua integração em caso de demissão ou entrar com pedido de danos morais, se ocorreu violação da honra. Caso não tenha condição de pagar um advogado particular, deve procurar a Defensoria Pública — afirma Patrícia.

 

As reclamações na Justiça do Trabalho são muitas, de acordo com a juíza Fabrícia Rezende, da Amatra1:

 

— Os direitos das mães trabalhadoras não costumam ser respeitados. O número de infrações e reclamações é bastante alto. E as mais frequentes são por não restituição de gastos com creches, desrespeito ao intervalo para amamentação e à estabilidade provisória. É realmente muito preocupante.

Debates sobre melhorias avançam

Segundo a juíza, muitas questões estão sendo debatidas na sociedade, como a redução da jornada de trabalho para mães de crianças com alguma deficiência ou doença crônica e a ampliação da licença-maternidade para aquelas cujos bebês tiverem nascido prematuramente.

 

— É um apelo social. Buscam melhorias das condições de trabalho, mas o poder legislativo não tem agido de forma firme para garanti-las.

 

Foi aprovado em março deste ano, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o Projeto de Lei do Senado 241/2017, que prevê a contagem da licença-maternidade somente após a alta hospitalar do bebê que nascer prematuro. O projeto de lei, porém, aguarda avaliação na Câmara dos Deputados. Por enquanto, as faltas geradas pela necessidade da mãe trabalhadora acompanhar o filho prematuro durante o período de internação não podem ser descontadas, se em decorrência de prescrição médica, ou seja, justificativa.

 

Abaixo, a juíza Daniela Muller, diretora de Direitos Humanos da Amatra1, e a advogada Patrícia Neves Bezerra, do escritório Neves Bezerra Advogados Associados, esclarecem 20 pontos importantes.

 

 

Do Extra

 

 

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

E-mail: redacaosantaritaverdade@gmail.com

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago