Categories: POLITICA

Senado: Projeto que prevê demissão de servidor por desempenho está em discussão

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, em Brasília, discute, nesta quarta-feira (15), o projeto (PLS 116/2017) que cria regras para a demissão do servidor público estável por “insuficiência de desempenho”, de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

O texto inicialmente determinava que a responsabilidade pela avaliação de desempenho do servidor seria do chefe imediato. Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o relator, senador Lasier Martins (Pode-RS), fez um substitutivo ao projeto em que o desempenho funcional deverá ser apurado anualmente por uma comissão avaliadora, levando em conta a produtividade e a qualidade do serviço executado, entre outros fatores. Também deverá ser garantido o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Lasier Martins nega que o projeto tenha como objetivo acabar com a estabilidade dos funcionários públicos. “A iniciativa busca tão somente regulamentar um dispositivo da Constituição Federal, que exige avaliação periódica de desempenho. Essa é uma condição para melhorar a eficiência do serviço público, sobretudo para a parcela mais carente da população que dele depende, e respeitar o dinheiro do contribuinte”, disse por meio de sua assessoria, que também disse que que a proposta tem a simpatia da equipe econômica do governo federal.

O senador lembrou que a nota mínima de desempenho, de 3 em 10, está “longe de poder ser considerada severa. Além disso, o texto garante ao servidor a chance de se recuperar sua nota de um ano para o outro e dá também a oportunidade de ele recorrer quando considerar a avaliação injusta”, disse.

A relatora da comissão, senadora Juíza Selma (PSL-MT), recomendou a aprovação do substitutivo feito pelo senador, com a inclusão de uma emenda para estipular que o primeiro período avaliativo tenha início em 1º de maio do segundo ano depois da entrada em vigor da lei.

O texto ainda passará por análise de duas comissões: a de Direitos Humanos e Legislação Participativa e a de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

WhatsApp: (83) 98704-3401

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago