Caixa Econômica Federal lançou, nesta terça-feira (28), uma campanha de renegociação de dívidas de pessoas físicas e jurídicas. A iniciativa Você no Azul pode alcançar até três milhões de clientes com débitos em atraso há mais de um ano em todo o país.

Os descontos para regularizar a situação variam entre 40% e 90% para pagamentos à vista, dependendo do tipo de operação de crédito. Não fazem parte da ação as dívidas de financiamento habitacional, que têm outras condições de renegociação.

A campanha abrange cerca de 2,6 milhões de clientes pessoas físicas, dos quais 92% poderão quitar as dívidas à vista por valores inferiores a R$ 2 mil, e 320 mil pessoas jurídicas — em 65% dos casos, podem pagar à vista desembolsando até R$ 5 mil.

O Você no Azul se concentra em pendências referentes a crédito consignado, cartão de crédito, cartão material de construção, crédito rotativo, microcrédito, entre outras operações no caso de pessoas físicas. Para pessoa jurídica, a campanha também oferece renegociação nas operações que envolveram capital de giro.

—  Um dos nossos principais objetivos é resgatar o poder de compra e parcelamento dos clientes, adequar seus compromissos à sua realidade financeira, e possibilitar que possam tomar novo crédito no mercado, com a exclusão da restrição em seu cadastro — disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Ação por tempo limitado

A ação estará vigente por 90 dias em todo o território nacional, e os clientes poderão receber atendimento por meio do site da campanha, pelo telefone 0800-726-8068 (opção 8), nas redes sociais da Caixa no Facebook Twitter e agências do banco em todo o Brasil.

—Não é um programa destinado só às grandes dívidas. Há aquelas que são de pequena monta e que podem ser resolvidas com a campanha. Existem dívidas que, já com o desconto, são quitadas por menos de R$ 2 mil, um recurso que a pessoa pode até já ter à disposição — diz o superintendente regional da Caixa, Marcos Tavaniello.

Após o atendimento e com a renegociação fechada, um boleto é gerado para pagamento tanto na agência física quando em caixas eletrônicos e pela internet. Para ampliar os canais de atendimento, algumas cidades receberão os Caminhões Você no Azul, agências móveis que realizarão atendimento em grandes cidades.

Os clientes também poderão ser contatados por empresas de recuperação de crédito, contratadas pela Caixa, além de SMS, e outras formas de comunicação para divulgar as alternativas de negociação disponíveis.

Mas a instituição alerta que, no caso de contato com o cliente, a empresa não irá solicitar dados como número de CPF. Ela já terá todas as informações e vai apenas solicitar a confirmação delas antes de prosseguir.

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