Categories: PARAÍBA

Xeque-Mate: Empresas simulavam concorrência e superfaturavam licitações em Cabedelo

Duas empresas da área da saúde, com ligações familiares entre si, são suspeitas de simular concorrência e superfaturar licitações em Cabedelo, para pagar propina a agentes públicos.

As informações são apuradas pela 5ª fase da Operação Xeque-Mate, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (8). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na Paraíba e dois em Recife, já que uma das empresas está sediada na capital pernambucana.

De acordo com o delegado da Polícia Federal, Fabiano Emídio de Lucena Martins, os indícios foram obtidos a partir de um trabalho de auditoria extremamente complexo e pormenorizado. Foram encontrados elementos de delitos que dizem respeito a fraude licitatória, corrupção ativa e passiva e formação de organização criminosa.

Segundo o diretor de Operações Especiais da Controladoria Geral da União (CGU), Israel José de Carvalho, a prefeitura de Cabedelo movimentou na área da saúde R$ 170 milhões desde 2014, sendo que, em torno de R$ 60 milhões foram de recursos oriundos do Governo Federal. Ainda não se sabe, porém, quanto dentro desse montante pode ter sido desviado pelas fraudes.

“As buscas de hoje foram medidas cautelares que visam a obtenção de mais provas”, explicou Fabiano Emídio. Segundo ele, os gestores admitiram que tinham conhecimento das fraudes. Leto Viana era o prefeito do Cabedelo no período.

São 11 empresas apontadas pelo CGU nesse tipo de fraude, mas a operação de hoje focou apenas em duas. Suspeitas de esquema semelhante recaem sobre outros municípios paraibanos: Mamanguape, Gurinhém, Conceição, Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó e Itaporanga. O delegado Fabiano Emídio informou que documentos foram solicitados a essas prefeituras para análise.

Ficou confirmado que o ex-deputado André Amaral foi um dos alvos da operação  de hoje. Na casa dele foram apreendidos diversos documentos e mídias eletrônicas que ainda serão analisados. A operação também apreendeu dinheiro em espécie, mas o delegado não especificou a quantia nem o local onde o dinheiro foi encontrado.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

7 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

7 meses ago