POLITICA

Quatro em cada dez brasileiros avaliam STF como ruim ou péssimo, diz pesquisa

O plenário do Supremo Tribunal Federal Foto: Jorge William / Agência O Globo/27-06-2019

Quatro em dez brasileiros avaliam a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) como ruim ou péssimo, conforme aponta a pesquisa Datafolha divulgada neste domingo.

Segundo os dados, a reprovação é de 39%, quase o dobro da por centagem que consideram a atuação da Corte ótima ou boa, 19%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

A reprovação do STF é equivalente à do presidente Jair Bolsonaro, que é de 36% — ficando dentro da margem de erro. Já em comparação com o Congresso, a taxa é inferior: 45% acham a atuação da Câmara e do Senado como ruim ou péssima.

A porcentagem de quem avalia o trabalho do Supremo como regular é de 38%. Essa é a primeira vez que o instituto faz a pesquisa sobre a avaliação do Supremo. O Datafolha ouviu 2.948 pessoas entre os dias 5 e 6 deste mês e foi feita em 176 cidades do país. O nível de confiança é de 95%.

Reprovação do Congresso sobe

O número de pessoas que avaliam o Congresso como ruim ou péssimo subiu em 10 pontos percentuais, em comparação à pesquisa anterior, feita em agosto deste ano. A reprovação da foi de 35% a 45%.

Em contrapartida, a taxa de quem acha a atuação da Câmara e do Senado regular caiu de 45% para 38%. E a aprovação, quem acha ótimo ou regular, se manteve dentro da margem de erro: 14%, agora, e 16, quando pesquisado em agosto.

Avaliação do governo tem leve oscilação

A reprovação do governo Bolsonaro se manteve dentro da margem de erro em comparação à pesquisa do Datafolha de agosto, indo de 38% para 36%. Já o percentual de entrevistados que consideram o governo regular aumentou de 30%, em agosto, para 32%, também dentro da margem de erro.

A taxa de quem avalia positivamente a gestão de Bolsonaro também se manteve, indo de 29% para de 30%.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

CHUVA DE GRANIZO NA PARAÍBA: Fenômeno raro surpreende moradores do interior

Moradores de cidades do interior da Paraíba registraram uma chuva de granizo na tarde desta…

2 meses ago

CARNAVAL COM REGRAS: Justiça regulamenta participação de crianças e adolescentes em eventos na Capital

A 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital publicou a Portaria nº 01/2026, que…

2 meses ago

POLÍCIA NAS RUAS: PF cumpre mandado contra crimes de exploração sexual infantojuvenil em Borborema

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a 38ª fase da Operação DISCOVERY,…

2 meses ago

VIRANDO À ESQUERDA? Encontro entre Julian Lemos e Gleisi Hoffmann gera polêmica nas redes

O ex-deputado federal pela Paraíba Julian Lemos (UB) voltou ao centro dos debates políticos após…

2 meses ago

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

8 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

9 meses ago