POLITICA

PSDB diz que admiração por nazismo não é só de Alvim e o compara a Lula

Lula e seus ditadores preferidos

Na postagem, acompanhada da reportagem, o PSDB escreveu: “A admiração pelo nazismo não é exclusividade de alguns da cúpula desse governo…”, em referência à gestão Bolsonaro.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em meio à demissão de Roberto Alvim, agora ex-secretário de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, após ele ter parafraseado o ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels, em um discurso, a conta oficial do PSDB relembrou nesta sexta-feira (17) uma entrevista de 1994 em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou admirar Adolf Hitler.

O partido compartilhou reportagem do jornal Folha de S.Paulo que cita a entrevista. A declaração de Lula foi dada à revista Playboy e preocupou o comando da campanha presidencial do PT daquele ano.

Na postagem, acompanhada da reportagem, o PSDB escreveu: “A admiração pelo nazismo não é exclusividade de alguns da cúpula desse governo…”, em referência à gestão Bolsonaro.

Na época, quando questionado pela Playboy sobre quais líderes admirava, Lula citou figuras como Tiradentes, Gandhi, Che Guevara, Fidel Castro e Mao Tsé-tung. Sobre Hitler, disse que “mesmo errado”, tinha aquilo que ele admirava em um homem: “O fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer”.

Questionado pela Folha de S.Paulo em 1994, Lula disse desconhecer a entrevista na Playboy.

Na manhã desta sexta-feira, a Secretaria Especial da Cultura informou por sua assessoria de imprensa que Alvim foi demitido do cargo. A exoneração acontece após Alvim parafrasear Goebbels em um vídeo divulgado no dia anterior sobre o lançamento do Prêmio Nacional das Artes.

“A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional […], ou então não será nada”, afirmou Alvim.

Em maio de 1933, Goebbels, então ministro da Propaganda da Alemanha nazista, disse: “A arte alemã da próxima década será heroica, […] será nacional […], ou então não será nada”.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), classificou a fala de Alvim como inaceitável: “O secretário da Cultura passou de todos os limites. É inaceitável. O governo brasileiro deveria afastá-lo urgente do cargo”.

Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado, também condenou o discurso de Alvim, considerando-o “acintoso, descabido e infeliz”.

Depois que a exoneração do secretário de Cultura veio a público, o presidente Bolsonaro afirmou em redes sociais que Alvim fez um “pronunciamento infeliz” e, “ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência”.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago