POLITICA

‘Uma coisa é você admirar uma pessoa, outra é você conviver com ela’, diz Bolsonaro em pronunciamento

Em pronunciamento no Palácio do Planalto, o presidente da República Jair Bolsonaro negou interferências na Polícia Federal em resposta às acusações feitas por Sergio Moro em seu anúncio de saída do Ministério da Justiça.

 

Bolsonaro afirmou que é atribuição da presidência fazer a nomeação da diretoria-geral da PF e destacou: “não preciso pedir autorização para ninguém”, em alusão à exoneração de Maurício Valeixo da instituição, publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União.

 

Acompanhado de diversos ministros, o presidente discursou por cerca de 45 minutos e começou sua fala afirmando sobre seu ex-ministro que “uma coisa é admirar uma pessoa, outra é conviver com ela”.

O presidente revelou que tomou café com quadros do governo nesta manhã e teria dito a eles: “hoje vocês vão conhecer quem realmente não me quer na cadeira presidencial, esse alguém não está no judiciário nem no legislativo, vocês vão conhece-lo às 11h da manhã”, horário em que Moro anunciou seu desembarque do Planalto.

 

Bolsonaro disse lamentar “acusações infundadas” feitas por Moro e que elas irão “deslustrar a tão defendida biografia” do ex-juiz da Lava Jato.

 

O presidente da República negou que a qualquer momento tenha pedido para ser blindado pela PF, mas revelou ter feito uma série de pedidos com relação a investigações e questionou: “será que é interferir na Polícia Federal quase que exigir, implorar a Sergio Moro, que apure quem mandou matar Jair Bolsonaro? A PF de Sergio Moro mais se preocupou com Marielle [Franco] do que com seu chefe supremo”, emendou, ao citar as investigações da morte da vereadora do Rio.


Sobre a exoneração de Valeixo, que teria motivado a decisão do Moro, o presidente afirmou que o então diretor-geral da PF já havia comunicado que estava cansado e que desejava deixar o posto; teria ainda concordado com a demissão em ligação telefônica na noite desta quinta (23) – por isso aparece como tendo sido exonerado “a pedido” no D.O.U.

 

Atritos


No decorrer do pronunciamento, Bolsonaro deu a entender que a saída de Moro do governo pode ter passado pelo distanciamento de interesses e pontuou cobranças feitas a ele com relação à condução da pasta, apesar de o presidente insistir que não interferiu no trabalho do ministro.

 

Dentre as declarações feitas sobre Moro, Bolsonaro o classificou como um “ministro, infelizmente, desarmamentista” e afirmou que quem está em seu governo tem a obrigação de conduzir os ministérios de acordo com o que foi defendido durante a campanha que o colocou na presidência. Para Bolsonaro, o ex-ministro da Justiça tem “um compromisso consigo próprio, com seu ego, e não com o Brasil”.

 

Jair Bolsonaro fez ainda uma acusação contra o ex-ministro, que teria sugerido trocar a indicação de comando da PF por uma vaga no STF. Segundo o presidente, Moro teria afirmado que ao chefe do Executivo que ele poderia “tirar Valeixo, sim, mas em novembro, depois que o senhor me indicar para o Supremo Tribunal Federal”.”



 
 
Paraíba em Minuto

 

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago