NOTÍCIAS

Japão retira alerta de saúde por conta da Covid-19 em quase todo país

O governo do Japão decidiu nesta quinta-feira suspender o alerta de estado de saúde para o novo coronavírus na maior parte do território nacional, onde as infecções foram significativamente reduzidas, embora continue em vigor na região de Tóquio.

“Tomamos essa decisão depois de consultar especialistas e verificar que o critério objetivo de diminuir o número de infecções foi cumprido nas últimas duas semanas”, explicou o primeiro-ministro Shinzo Abe, durante entrevista coletiva.

Dessa forma, em 39 das 47 províncias do Japão, as restrições e recomendações aplicadas no quadro do estado de emergência para combater a Covid-19 podem ser progressivamente retiradas, antes do prazo de 31 de maio inicialmente estabelecido pelo governo central.

No entanto, o alerta continuará em vigor em duas das áreas metropolitanas mais habitadas do país, Tóquio e Osaka, além de Chiba, Saitama, Kanagawa, Hokkaido, Kyoto e Hyogo, para garantir que o número de novos casos continue caindo e garanta que hospitais não atinjam o limite de sua capacidade.

Em Tóquio e Osaka, houve uma queda de 60% nas infecções diárias, “mas isso não é suficiente”, porque ainda há muita pressão nas instalações médicas das duas regiões e um grande número de pacientes que precisam de assistência respiratória, disse Abe.

O governo realizará uma nova reunião no próximo dia 21 com o grupo de especialistas em saúde que analisa a evolução da pandemia, podendo depois retirar o estado de alerta no resto do país “se os requisitos forem atendidos”, disse o premier.

Para impedir que novas infecções ocorram após a suspensão do estado de emergência, Abe disse que o retorno à normalidade será “gradual” e incluirá “medidas extensivas”, como orientações para a reabertura de lojas, restaurantes e estabelecimentos públicos.

Até o momento, o Japão detectou cerca de 16,7 mil casos do novo coronavírus e 700 mortes (incluindo números relacionados ao cruzeiro Diamond Princess), com 31% das infecções concentradas em Tóquio.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-3401

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago