NOTÍCIAS

ACIMA DE TODOS: STF e STJ pedem para “furar fila” da vacina contra Covid-19

Esses dois tribunais enviaram ofício à Fiocruz consultando possibilidade de separação de doses para seus servidores

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) enviaram ofícios à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) consultando a instituição sobre a possibilidade de separação de doses da vacina contra a Covid-19 para servidores de ambos os tribunais.

A Fiocruz é a instituição responsável por produzir a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca no Brasil e confirmou ter recebido os ofícios dos tribunais.

No entanto, esclareceu que seu papel é apenas de produção dos imunizantes e que todas as doses serão destinadas ao Ministério da Saúde.

A instituição informou ainda que já respondeu ao STJ e responderá nesta quarta-feira (23)  ao ofício enviado pelo STF, esclarecendo que não cabe à Fundação “atender a qualquer demanda específica por vacinas”.

O STF também confirmou que enviou o ofício, O texto diz que: “A exemplo do que já faz com outras vacinas, o Supremo Tribunal Federal – STF, visando atender à política de promoção da saúde e redução do absenteísmo por causas evitáveis, tem interesse em realizar campanha de vacinação dos servidores do STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ contra a COVID-19”.

Em seguida, pede a reserva de 7.000 doses. “Ante o exposto, considerando se tratar de um produto novo e ainda não autorizado pela Anvisa, gostaria de verificar a possibilidade de reserva de doses da vacina contra o novo coronavírus para atender a demanda de 7.000 (sete mil) pessoas”.

Confira na íntegra a nota da Fiocruz:

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirma que recebeu os referidos ofícios do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ) e esclarece que, como uma instituição estratégica do Estado brasileiro, a Fiocruz visa garantir a produção nacional da vacina contra a Covid-19 para a população brasileira, pelo SUS, e atender à demanda do Programa Nacional de Imunização (PNI). A produção dessas vacinas será, portanto, integralmente destinada ao Ministério da Saúde, não cabendo à Fundação atender a qualquer demanda específica por vacinas. Já foi encaminhado ofício de resposta ao STJ. Ao STF, a resposta será encaminhada hoje (23/12).

Posição dos tribunais

A reportagem entrou em contato com o STJ, mas ainda não recebeu resposta. O espaço para as considerações do tribunal está aberto e será divulgado assim que recebermos seu posicionamento.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98704-340

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

7 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

7 meses ago