Categories: PARAÍBAPOLITICA

Aos 87 anos, Paraíba perde José Maranhão; vítima da Covid-19

Faleceu hoje o senador da Paraíba José Targino Maranhão em decorrência de complicações ocasionadas pela covid-19.

Ele estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo desde o início de dezembro de 2020 para se tratar da doença.

O senador se recuperou da covid-19, mas teve uma piora no seu quadro e acabou não resistindo.

Natural da cidade de Araruna, José Maranhão tinha 87 anos de idade e era casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti. Ele deixa dois filhos, Leônidas Bezerra Targino Maranhão e Maria Alice Bezerra Cavalcanti Maranhão.

A carreira política de José Maranhão se confunde com a própria trajetória do Estado da Paraíba, já que ele esteve presente em vários momentos memoráveis. Ele ficou conhecido pelo título de ‘Mestre de Obras’ devido aos investimentos e obras em várias cidades da Paraíba, durante os mandatos como governador.

José Maranhão foi diagnosticado com covid-19 no dia 29 de novembro de 2020. No fim do segundo turno das eleições em João Pessoa, o senador foi internado em um hospital da capital, após ter acompanhado todo o pleito de forma ativa.

Ele foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo do hospital da Unimed em João Pessoa no dia 3 de dezembro e no dia seguinte, transferido para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Mesmo curado do quadro de covid-19, Maranhão precisou permanecer internado na unidade de saúde para tratar um quadro de insuficiência respiratória, ocasionado pelo vírus.

O senador José Targino Maranhão iniciou sua carreira política no ano de 1955 como deputado estadual da Paraíba. Desde então, ele acumulou diversos cargos políticos em sua carreira. Maranhão já foi, além de deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador da Paraíba e senador.

Após vários mandatos como deputado estadual e federal, Maranhão foi eleito como vice-governador na chapa encabeçada por Antônio Mariz no ano de 1994.

No ano seguinte, 1995, ele precisou assumir o posto de governador da Paraíba em decorrência da morte de Mariz. Em 1998, foi reeleito governador da Paraíba após uma disputa interna no PMDB com Ronaldo Cunha Lima.

Em 2002, José Maranhão renunciou ao Governo do Estado para disputar o cargo de senador, sendo eleito com votação recorde na época.

Em 2006, Maranhão se candidata novamente ao cargo de governador da Paraíba, mas é derrotado por Cássio Cunha Lima, reeleito em segundo turno. No entanto, após a cassação de Cássio Cunha Lima, José Maranhão é conduzido ao cargo de governador da Paraíva em 17 de fevreiro de 2009.

Pela terceira vez no cargo, Maranhão tenta uma nova reeleição, mas acaba perdendo o pleito para seu adversário no segundo turno, Ricardo Coutinho. Em 2012 Maranhão ainda disputou a eleição para Prefeitura de João Pessoa, mas também não logrou êxito.

Já em 2014 Maranhão foi candidato ao cargo de senador novamente, sendo eleito com 647.271 votos (37,12% dos votos válidos). Em 2018 tentou novamente a eleição para o cargo de governador, mas acabou não tendo êxito no pleito.

Paraíba em Minuto

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago