Categories: HI-TECH

Patch de emergência da Microsoft não conserta falha grave no Windows. E ainda traz novo bug

No início desta semana, a Microsoft liberou um patch de emergência par corrigir uma falha conhecida como “PrintNightmare”, que pode instalar malware em todas as versões do Windows.

O problema é tão grave que até o Windows 7, que perdeu suporte da companhia, entrou na lista de atualização. Só que o tal patch, ao que tudo indica, não corrigiu a vulnerabilidade. E para completar, está fazendo que as impressoras de alguns usuários parem de funcionar repentinamente.

De acordo com a empresa de segurança Hacker House, mesmo depois da instalação do patch voltado para corrigir o bug CVE-2021-34527, ainda é possível que criminosos instalem um código malicioso no computador e libere acesso administrativo às configurações da máquina.

Aparentemente, a única correção disponível é que, agora, o criminoso não consegue mais executar o malware de maneira remota. Em contrapartida, especialistas em segurança contaram ao BleepingComputer que todo o patch disponibilizado pela Microsoft não surtiu efeito algum, já que não é necessário se esforçar muito para reverter esse procedimento de bloqueio remoto e conseguir permissões de administrador nos dispositivos.

Por medida de segurança, Matthew Hickey, cofundador da Hacker House, recomenda que o spooler de impressão — local aonde o PrintNightmare se instala e responsável pela comunicação entre o PC/notebook e uma impressora — seja desabilitado até que um novo patch de correção seja lançado. Ou que o spooler fique desativado enquanto o usuário não estiver imprimindo nenhum arquivo.

Usuários relatam que impressoras param de funcionar

Além do fato de que o patch da Microsoft parece não corrigir muita coisa, alguns usuários que baixaram o arquivo afirmam que seus dispositivos não estão mais se conectando a impressoras. A maioria dos aparelhos é da fabricante Zebra. A Microsoft já está ciente do problema e indica que os usuários removam o patch ou reinstalem a impressora seguindo pelas permissões de administrador.

Como dito anteriormente, e segundo a Microsoft, todas as versões do Windows são vulneráveis ao PrintNightmare, mas nem todos os sistemas ganharam arquivos de correção. O Windows 10 versão 1607, o Windows Server 2016 e o Windows Server 2012 ainda precisam de patches — o que a Microsoft prometeu lançar “em breve”. Se um patch ainda não estiver disponível para a sua versão do Windows, a Microsoft sugere desabilitar o spooler de impressão manualmente até que o erro seja corrigido via update.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

VÍDEO: Motorista tem relógio roubado e acelera lamborghini para atropelar suspeito

Motorista de uma Lamborghini reagiu a um assalto acelerando em direção ao suspeito. O veículo…

15 horas ago

Terremotos podem afetar Paraíba e outros estados do Nordeste nos próximos anos, revela estudo

Terremotos podem chegar aos 6,2 graus de intensidade, segundo o estado. Abalos podem ter potencial…

15 horas ago

Helldivers 2: mod cria o jogo de Star Wars que todos sempre quiseram

Desejo de fãs das duas franquias finalmente foi realizado Personagens e naves de Guerras Clônicas…

16 horas ago

O homem encontrado vivo em sótão do vizinho após 26 anos desaparecido

Omar Bin Omran desapareceu durante a guerra civil na Argélia e estava a poucos metros…

3 dias ago

Pesquisadora da USP denuncia “milícia digital” coordenada por Janja; entenda

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta terça-feira, 14, sua intenção de apresentar um requerimento…

5 dias ago