Categories: GERALPOLITICA

QUEREM CALAR? Jovem Pan diz que pedido de quebra de sigilo feito por Renan Calheiros é injustificável

Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Humberto Costa (PT-PE) requisitaram a quebra de sigilo bancário da Jovem Pan| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado


O grupo Jovem Pan de comunicação se manifestou na noite de domingo (1) sobre o pedido de quebra de sigilo bancário solicitado pelo relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Em comunicado, o grupo afirma que pedidos do gênero são injustificáveis, uma vez que os balanços da Jovem Pan são publicados anualmente no Diário Oficial e republicados no site oficial da empresa. Além disso, as verbas governamentais repassadas ao grupo também são públicas e podem ser conferidas pelo Portal da Transparência.

A nota também coloca em dúvida o objetivo do requerimento, uma vez que ele pede que as investigações sejam feitas a partir de 2018, sendo que o objetivo da CPI da Covid seria  “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil.” A pandemia foi oficializada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020. Dessa maneira, a acusação de Calheiros não se enquadra no fato determinado para criação da Comissão.

Confira a manifestação na íntegra:

Comunicado da Jovem Pan sobre o requerimento da CPI da Covid apresentado por Renan Calheiros

Sobre o pedido de quebra do sigilo bancário encaminhado pelo senador Renan Calheiros à CPI da Covid, a Jovem Pan vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

Pedidos do gênero são injustificáveis. Os balanços da Jovem Pan são publicados anualmente no Diário Oficial. Para que não restem dúvidas quanto à transparência do comportamento da Jovem Pan, republicamos os balanços em nosso site. As verbas governamentais podem ser conferidas no site www.portaldatransparencia.gov.br. 

Estranhamente, o requerimento estabelece que as investigações sejam feitas a partir de 2018. Segundo o documento que justificou a sua criação, a comissão foi instaurada com o objetivo de “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil”. Como se sabe, a Organização Mundial da Saúde oficializou a existência de uma pandemia em março de 2020. A acusação de Calheiros, portanto, não se enquadra no fato determinado para a criação da CPI.

Diferentemente do que afirma Calheiros, a história da Jovem Pan comprova que, ao longo de seus 77 anos de existência, a empresa jamais disseminou fake news. Os profissionais da Jovem Pan divulgam fatos e os analisam segundo diferentes pontos de vista. O autor do pedido não especifica quais profissionais disseminaram notícias mentirosas e em quais programas isso teria ocorrido. Fica claro, portanto, que se trata de uma acusação genérica que tem por única finalidade cercear a liberdade de imprensa no Brasil.

Paraíba em Minuto

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

7 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

7 meses ago