Categories: POLITICA

Queiroga critica Doria por 4ª dose da vacina e defende aval da Saúde para novo reforço

Ministro defende que as estratégias para imunização da população cabem ao governo federal, sem interferência dos Estados e municípios.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, criticou as movimentações do governador de São Paulo, João Doria, a respeito da possível aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em toda a população adulta.

Segundo Queiroga, as estratégias de imunização da população devem ser tomadas na esfera federal, sem a interferência de Estados e municípios. “Essas questões devem ser discutidas no âmbito do Ministério da Saúde, que é quem lidera esse processo. Até porque quem tem a obrigação de garantir aos brasileiros esse direito. O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 400 milhões de doses”, afirmou.

O infectologista Sergio Cimerman observa que ainda não há critérios científicos suficientes para embasar uma quarta aplicação dos imunizantes. Para ele, o Brasil precisa focar na população com doses em atraso.

“Só temos uma única experiência, a de Israel, que fez a quarta dose. Não podemos nos preocupar com a quarta dose, temos que nos preocupar com que as pessoas vão aos postos tomar a terceira dose, isso é fundamental para evitar doença grave, evitar mortes”, disse. Apenas em São Paulo, cerca de 2,1 milhões estão em atraso com a segunda dose e mais de 10 milhões não tomaram a dose de reforço.

Nesta quarta-feira, 9, o Ministério da Saúde atualizou as recomendações para a quarta dose da vacina. A partir de agora, pessoas acima de 12 anos com o sistema imunológico debilitado poderão receber o novo reforço vacinal. Até então, apenas adultos estavam contemplados.

A recomendação do Ministério da Saúde é que a quarta aplicação da vacina contra a Covid-19 seja aplicada apenas em imunossuprimidos, como pessoas que fazem tratamento quimioterápico.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago