Em março, a cantora chegou ao primeiro lugar do mundo no Spotify – agora, especialistas do setor musical contestam a legitimidade do ranking
Um estudo feito pelo canal Tilt, explicou como fãs da cantora Anitta manipularam o algoritmo para levá-la ao topo do Spotify, com a música Envolver, que vem sendo apontada como de extremo mal gosto.
A música com letra de baixo calão chegou ao topo global da plataforma de streaming em março, com 6,4 milhões de execuções (4,1 milhões vindas do Brasil).
Agora, a cantora vem sendo apontada como uma das responsáveis por uma estratégia para manipular o algoritmo do Spotify, que determina quem vai para o topo do ranking das canções mais ouvidas.
O canal apontou que em 14 de março, a conta do Twitter de Anitta retuitou um seguidor que ensinava, passo a passo, como criar mais de uma conta e elaborar playlists em que Envolver tocaria várias vezes, ao longo de horas.
“Era uma estratégia perfeita para driblar as exigências do Spotify – por exemplo, se você só clicar na música e apertar o botão de ‘repetição’, os algoritmos conseguem detectar e não contabilizam o play”, explica.
Ainda de acordo com o canal, o site Rest of World identificou mais de 100 playlists com nomes como “Envolver #1”, “Stream Envolver”, “Envolver stream party”, and “Envolver 20x”.
“Muitas delas diziam na descrição que o objetivo era levar Anitta ao topo. Algumas traziam mais instruções ‘algoritmicamente corretas’: ‘toque uma vez por dia, não deixe no modo aleatório e aumente o volume’”, diziam.
Paraíba em Minuto com Hudson Almeida
Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:
Telefone: (83) 98669-7489
O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…
Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…
Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…
Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…
Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…
A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…