Categories: GERALPOLITICA

URGENTE: Governo Lula decide acabar com escolas cívico-militares

O Ministério da Educação (MEC) decidiu por fim ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. A determinação consta em um ofício encaminhado pelo MEC aos secretários educacionais dos Estados, conforme documento obtido pela Revista Oeste. O programa, criado em 2019 pela gestão Jair Bolsonaro, deve acabar até o fim deste ano.

O ofício foi assinado em 10 de julho pela Coordenadora-Geral Ensino Fundamental, Fatima Thimoteo, e pelo Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro do Nascimento Santos.

No documento, o MEC solicita aos Estados o início progressivo da desmobilização de todo o pessoal das Forças Armadas envolvido no programa. O ofício pede ainda cautela na execução da ordem ao adotar de forma gradual “medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade necessária aos trabalhos e atividades educativas.”

O Ministério da Educação determina aos coordenadores gerais do programa uma “transição cuidadosa das atividades que não comprometa o cotidiano das escolas e as conquistas de organização que foram mobilizadas pelo programa”

O MEC ainda anuncia no documento que a incorporação das instituições de ensino cívico-militares na rede de ensino regular dos Estados vai ser objeto de definição e planejamento de cada sistema de ensino.

Nos primeiros dias de governo, o atual ministro da Educação de Lula, Camilo Santana, já havia dado indícios do fim do programa ao extinguir a Diretoria das Escolas Cívico-Militares no âmbito do MEC.

Programa criado em 2019

O ex-presidente Jair Bolsonaro no lançamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – PECIM. Foto: Marcos Corrêa/PR.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares foi criado em 2019, durante o governo Bolsonaro, por meio de uma parceria do Ministério da Educação com o Ministério da Defesa. A gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa contava com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

O programa foi implementado em escolas públicas de ensino regular que possuíam baixo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que atendem estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A iniciativa teve como objetivo de reduzir a evasão, a repetência e o abandono escolar. De acordo com o MEC, até 2022, o programa foi incorporado em 202 escolas espalhadas em todo o país e atendeu mais de 120 mil alunos e contou com a participação de mais de 1,5 mil militares no programa.

Créditos: Revista Oeste.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

2 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

3 meses ago

Nova tarifa social na conta de luz vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba

Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…

3 meses ago

São João de Santa Rita-PB promete ser o maior da história, prefeito Jackson Alvino anuncia os nomes: VEJA AQUI

Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…

6 meses ago

Juíza nega prisão domiciliar para Fernando Cunha Lima e diz que problemas de saúde não o impediram de tomar cerveja gelada e sorvete

Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…

6 meses ago

‘Taxa das blusinhas’: ICMS sobre compras Internacionais sobre para 20% na Paraíba e outros nove Estados a partir de 01 de abril

A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…

6 meses ago