A Prefeitura de João Pessoa informou, na tarde desta terça-feira (28), que em 12 horas choveu mais de 125mm na capital paraibana. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa-PB), a média histórica para o mês é de 282 mm.
As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) acompanham desde cedo as áreas de risco da cidade, em virtude do alto volume de precipitação registrado nesta manhã de terça-feira.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 10h desta quarta-feira (29), a Capital está com um alerta, com previsão de chuvas de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.
O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, explicou que a Compdec-JP segue nas ruas, monitorando barreiras, encostas e margens de rios e que, apesar de a Coordenadoria ter recebido tardiamente o alertar do Inmet, o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil está preparado para atender à população. Ele também reforçou a necessidade da adoção de medidas de segurança, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade.
“Inicialmente não havia previsão de chuva para esta terça em João Pessoa. O alerta do Inmet chegou às 7h21, já na cor laranja. E em seis horas choveu metade do esperado para todo mês de maio”, revela Jailton Gomes.
“As equipes da Defesa Civil estão desde cedo nas ruas, monitorando as áreas de risco e auxiliando a população no que for necessário. E reforçamos: qualquer movimentação de massa nas encostas, abandone o local e entre em contato com a Defesa Civil”, acrescenta.
Paraíba em Minuto com Hudson Almeida
Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram
Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:
Telefone: (83) 98669-7489
O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…
Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…
Até 15% dessas pessoas vão poder ter a tarifa totalmente zerada. A medida começa a…
Santa Rita-PB já respira o clima de São João e, em grande estilo, o prefeito…
Como já havia sido determinado em decisão anterior, a juíza voltou a reforçar a urgência…
A partir desta terça-feira (1°), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre…