Centenas de pessoas devem ocupar o Busto de Tamandaré, em João Pessoa, na tarde deste sábado (20) para protestar contra crimes homofóbicos. O ato, previsto para acontecer a partir das 16h, acontece em memória dos jovens João Antônio Donati e Wanderson Silva, que foram assassinados, respectivamente, nos dias 10 e 17 deste mês, em Goiás e na Paraíba, respectivamente. O protesto é organizado pelo Facebook.
Várias cidades do país têm realizado atos públicos para pedir a aprovação do projeto de Lei 122/06, que torna crime atos de discriminação ou preconceito de gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero nos últimos dias. Até o fechamento desta matéria, a página da manifestação na capital paraibana já havia atingido mais de 3.500 internautas e quase 300 confirmam presença no evento, até as 18h desta sexta-feira (19).
“Todos merecem respeito e relacionamentos dignos. Deus nem de longe aprova o posicionamento de uns frente aos outros como se melhores ou superiores fossem. Se pudéssemos todos aprender a buscar o que há de melhor na humanidade de cada um, teríamos como construir e edificar um mundo transformador”, escreveu a usuária do Facebook J’z Almeida na página do evento.
Casos
João Antônio Donati, de 18 anos, foi morto por asfixia em Inhumas, Região Metropolitana de Goiânia (GO). Ele era homossexual e a polícia investiga se o crime foi motivado por intolerância sexual. Um jovem de 20 anos foi preso e confessou a autoria do crime. Em depoimento, ele informou que manteve relações com João Antônio antes de cometer o assassinato, mas negou ser homossexual.
Já o adolescente Wanderson Silva, 17 anos, foi encontrado morto em um matagal próximo à Ponte do Baralho, situada no limite entre João Pessoa e Bayeux, na região metropolitana. Ele foi assassinado a tiros e a família acredita que o adolescente tenha sido vítima de crime de ódio contra homossexuais.
Moradores de cidades do interior da Paraíba registraram uma chuva de granizo na tarde desta…
A 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital publicou a Portaria nº 01/2026, que…
Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a 38ª fase da Operação DISCOVERY,…
O ex-deputado federal pela Paraíba Julian Lemos (UB) voltou ao centro dos debates políticos após…
O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…
Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…