Categories: ESPORTE

Sem conseguir se adequar ao Profut, Santa pode perder vaga no Paraibano

Estádio Teixeirão, em Santa Rita, na Paraíba (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)

Informações extraoficiais dão conta que o time santarritense teria que reunir a documentação do zero e não teria tempo hábil para entregá-la a FPF

O Santa Cruz de Santa Rita foi o último time paraibano a iniciar a pré-temporada. Sem dinheiro, sem patrocínio, sem estádio… Só vai jogar porque conseguiu uma parceria às pressas com o Botafogo-PB, que cederá toda a comissão técnica e parte do elenco, formado basicamente pelos garotos que disputaram a Copa São Paulo de Juniores.

Mas a participação dos santarritenses ainda está para lá de incerta.
Informações extraoficiais obtidas pela reportagem dão conta que o clube não conseguirá as tais certidões negativas de débito exigidas na Lei do Profut.
O prazo termina na sexta-feira e, a princípio, não será ampliado.

Os outros clubes ainda possuem pendências, mas que são fáceis de serem contornadas. Já o Santa teria que começar do zero. E, convenhamos, não há tempo hábil para tantas providências a serem tomadas.
Para piorar, a fiscalização será maior a partir de agora.

A presidente Dilma Rousseff anunciou a criação da Autoridade Pública de Governança de Futebol (Apfut), que pertence à estrutura do Ministério do Esporte.

O órgão será responsável por fiscalizar as ações da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, o Profut. O decreto criando a Apfut foi assinado ontem, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Segundo a presidente, o governo federal acompanha “com interesse, rigor e transparência as contrapartidas assumidas pelos clubes”.

Vale lembrar que no Ceará, dois times já foram rebaixados por não se adequarem às exigências do Profut: Tiradentes e Guarany de Sobral, este último acusado de ter falsificado a documentação de adesão do programa.

O Santa vive um verdadeiro inferno astral desde que perdeu o patrocínio da Prefeitura de Santa Rita. Para se ter uma ideia, mesmo que consiga os laudos liberando o Teixeirão, o clube deve ser punido por ter divulgado um borderô com 5 mil torcedores no ano passado, turbinando os números com o Gol de Placa. Como o estádio só estava liberado para pouco mais de 1,5 mil, o Ministério Público quer saber qual foi a mágica do clube.

Fonte: G1 Paraíba

Publicado do WordPress para Android

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

CHUVA DE GRANIZO NA PARAÍBA: Fenômeno raro surpreende moradores do interior

Moradores de cidades do interior da Paraíba registraram uma chuva de granizo na tarde desta…

2 meses ago

CARNAVAL COM REGRAS: Justiça regulamenta participação de crianças e adolescentes em eventos na Capital

A 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital publicou a Portaria nº 01/2026, que…

2 meses ago

POLÍCIA NAS RUAS: PF cumpre mandado contra crimes de exploração sexual infantojuvenil em Borborema

Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a 38ª fase da Operação DISCOVERY,…

2 meses ago

VIRANDO À ESQUERDA? Encontro entre Julian Lemos e Gleisi Hoffmann gera polêmica nas redes

O ex-deputado federal pela Paraíba Julian Lemos (UB) voltou ao centro dos debates políticos após…

2 meses ago

Coronel Lima encerra carreira na PMPB e segue para a reserva após quase 32 anos de serviços prestados

O Coronel Lima, atual comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, sediado em…

8 meses ago

Justiça absolve ex-delegada Maria Soledade por posse ilegal de armar e munições

Nesta quarta (16), o juiz da 1ª Vara Criminal da João Pessoa absolveu a ex-delegada…

9 meses ago