Categories: ESPORTE

Líder: Brasil vence Equador com golaço e garante a ponta

Se até a Copa do Mundo será valioso submeter a seleção brasileira a testes de diferentes naturezas, o desta quinta-feira apresentou ao time de Tite o rival que, de tão dedicado às tarefas defensivas, mais dificuldades impôs para que o Brasil criasse chances de gol. Em parte, pela boa organização equatoriana sem a bola. Mas também porque, quando levado a encontrar soluções, a seleção não as encontrou no primeiro tempo.

 

Ao menos, até Philippe Coutinho iluminar a noite com sua entrada no segundo tempo. Tanto por oferecer lances de brilho individual, quanto por provar que a opção de escalá-lo como meia central, alterando o sistema da seleção, funciona coletivamente. A pérola que foi a jogada do segundo gol é a prova. Assim se forma um time, com tempo para gerar alternativas.

 

Após a entrada de Coutinho, o Brasil chegou aos 2 a 0 sobre o Equador, viveu seus melhores minutos em Porto Alegre e assegurou, com três rodadas de antecipação, que será o primeiro colocado das eliminatórias. Mas também mostrou o quanto é um time vigiado, avaliado pelos rivais. Foi bem marcado e, por quase 60 minutos, fez sua pior partida sob as ordens de Tite. Não é possível parar de evoluir.

  • Paulinho comemora o primeiro gol do Brasil sobre o EquadorFoto: PILAR OLIVARES / REUTERS

  • Paulinho, ao centro, chutou forte para abrir o placarFoto: Leo Correa / AP

  • Phillipe Coutinho comemora o golaço que marcou, o segundo do Brasil sobre o EquadorFoto: PILAR OLIVARES / REUTERS

  • Ao lado de Willian, Philippe Coutinho abre os braços para comemorar o segundo gol do Brasil sobre o EquadorFoto: PILAR OLIVARES / REUTERS

  • Philippe Coutinho é abraçado por Willian ao marcar o belo golFoto: Andre Penner / AP

  • Paulinho comemora com Marcelo o primeiro gol brasileiroFoto: Andre Penner / AP

  • Neymar cai no gramado após receber falta contra o EquadorFoto: DIEGO VARA / REUTERS

  • Neymar tenta passar pela marcação do EquadorFoto: PILAR OLIVARES / REUTERS

Daniel Alves e Marcelo eram bloqueados pelos lados e os meias Paulinho e Renato Augusto só conseguiam ter a bola quando recuavam junto à linha de defensores para iniciar as jogadas. O passe capaz de romper a defesa equatoriana e fazer o Brasil progredir no campo não acontecia. E outra prova do quanto a seleção é observada: o equatoriano Gaibor grudou em Casemiro e bloqueou uma das saídas de de bola do Brasil.

 

Quem ficava fora do jogo era Gabriel Jesus. Preso entre os defensores, não encontrava onde receber a bola, fosse em profundidade para finalizar, fosse para ser o pivô que abria o espaço para a penetração de um companheiro.

 

Como num efeito dominó, a dificuldade de construir jogo foi fazendo emergir uma velha questão que envolve o melhor jogador brasileiro: a irritabilidade de Neymar. Passou a prender a bola, discutir com rivais e, antes do intervalo, chegou a dar uma dura entrada que lhe rendeu um cartão amarelo, o quinto nas eliminatórias. É muito.

Paulinho comemora com Marcelo o primeiro gol brasileiro – Andre Penner / AP

Mesmo assim, o Brasil teve suas chances, quase sempre em bolas recuperadas já perto da área rival. Uma delas por Paulinho, que assustou o goleiro Banguera. Depois, quando Casemiro ganhou dividida e achou Jesus, que quase marcou. Antes, Willian tentara bom chute após passe de Neymar.

 

Diante de um Equador ainda mais entregue ao trabalho defensivo, a seleção seguia com problemas, embora tentasse mover a bola mais rapidamente. Mas a mudança veio com Coutinho no lugar de Renato Augusto. Do habitual 4-1-4-1, Tite fez Paulinho se juntar a Casemiro, quase numa dupla de volantes, próximo de um 4-2-3-1. No trio de meias, Willian mantinha-se à direita, Coutinho pelo centro e Neymar à esquerda. Mas havia mais movimentação e proximidade entre os jogadores.

 

Coutinho passava a mover-se de um lado a outro nas imediações da área equatoriana, achava espaços entre as linhas defensivas do rival, acertava passes, criava. Uma triangulação quase resultou em gol de Neymar, antes de o placar ser aberto pelo que parecia a forma menos provável: um córner batido por Willian e o gol de Paulinho.

 

O Brasil ganhara jogo pelo meio, com envolvimento. Facilitava até o trabalho de Willian pela direita. Ele teve crescimento monstruoso, pois passara a receber a bola em melhores condições, com as jogadas mais trabalhadas.

 

Até surgir o primor de lance que valeu a noite. Coutinho avançou, lançou Jesus com precisão e o atacante fez sua grande jogada na partida, com um lençol e passe de cabeça para Coutinho sentenciar o jogo. Na noite em que Neymar não foi brilhante, tampouco a seleção durante boa parte do tempo, ao menos surgiu mais uma alternativa de jogo no repertório do time de Tite.

 

BRASIL 2 X 0 EQUADOR

 

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: Mario Alberto Diaz de Vivar Bogado (PAR)

Auxiliares: Milciades Saldivar e Rodney Aquino (PAR)

Renda e público: R$ 7.886.450,00 – 36.869 pagantes

Cartões amarelos: Neymar e Gabriel Jesus (BRA); Martínez e Pedro Velasco (EQU)

Gols: Paulinho – 23’/2ºT (1-0), Philippe Coutinho – 30’/2ºT (2-0)

BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda (Thiago Silva – intervalo) e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto (Philippe Coutinho – 13’/2ºT); Willian (Luan – 38’/2ºT), Neymar e Gabriel Jesus – Técnico: Tite.

EQUADOR: Banguera; Velasco, Arboleda, Achilier e Ramírez; Quiñónez, Noboa, Gaibor (Cazares – 27’/2ºT), Antonio Valencia e Martínez (Marcos Caicedo – 34’/2ºT); Énner Valencia (Felipe Caicedo – 27’/2ºT) – Técnico: Gustavo Quinteros.

Paraíba em Minuto

Share
Published by
Paraíba em Minuto

Recent Posts

TRAGÉDIA: Garçom é suspeito de matar vereador e esfaquear mais duas pessoas em restaurante – VEJA O VÍDEO

Um garçom é suspeito de esfaquear três pessoas neste domingo (28) em um restaurante de Camocim, no…

2 semanas ago

CORRUPÇÃO: Relatório da CGU aponta ministro de Lula como autor em desvio em obra

A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou irregularidades na pavimentação de uma estrada financiada por emendas do então…

2 semanas ago

Madonna desembarca no Rio para show histórico na Praia de Copacabana

Madonna desembarcou na manhã desta segunda-feira (29) no Rio de Janeiro para o show que…

2 semanas ago

VAI TER QUE DEVOLVER: Tribunal de Contas multa prefeito Emerson Panta em R$ 2 milhões

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, nesta quarta-feira (24),…

3 semanas ago

Derrota para Lula que defende as drogas, Senado aprova PEC para criminalizar posse e porte de qualquer quantidade de drogas

Projeto foi aprovado em primeiro turno no Senado Federal por 53 a 9 O plenário…

4 semanas ago

PESQUISA: Nilvan dispara com 32,7%, contra Primo de Panta, o Jackson Alvino com 18,8%; Pedrito tem 10,9%

Nilvan Ferreira lidera a pesquisa, seguido de Jackson Alvino e Pedrito Gomes – Fotomontagem Pesquisa…

4 semanas ago