google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / BRASIL / URGENTE: Lula e Lira se reúnem para decidir a taxação de compras no exterior, votação é nesta terça

URGENTE: Lula e Lira se reúnem para decidir a taxação de compras no exterior, votação é nesta terça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no início desta tarde o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no Palácio do Planalto. Segundo fontes, eles teriam discutido a taxação de importações de até US$ 50, tema incluído pelo Congresso no projeto de lei que cria o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).

O Valor apurou que integrantes da Casa Civil, da Fazenda e da Receita Federal devem se reunir ainda hoje para tentar chegar a uma proposta que atenda ao menos em parte à demanda da indústria, que é contra a isenção a esses produtos.

A intenção de Lira, no entanto, é colocar o projeto em votação nesta terça, mas deve conversar com os líderes partidários a respeito.

Lula, por sua vez, teria se mostrado preocupado com o desgaste que esse veto pode trazer para sua imagem, mas também com a balança comercial do país e com o fato de que a China, principal origem desses produtos, é o maior parceiro comercial do país.

Na semana passada, Lula disse a jornalistas que deveria vetar o dispositivo, caso ele seja aprovado pelos parlamentares. Mas afirmou que estaria disposto a negociar com Lira sobre o tema.

Incluída no projeto Mover, a retomada do imposto de importação em compras internacionais tem dividido as bancadas — chegou a colocar o PT e o governo em lados opostos — e determinou o adiamento da votação da proposta nas últimas semanas.

Na terça-feira (21), Arthur Lira sinalizou que aguardaria a tentativa de construção de um acordo, mas pontuou que, se os parlamentares não chegassem a um consenso, a medida seria definida no voto.

Paraíba em Minuto com Hudson Almeida

Acompanhe mais notícias do Paraíba em Minuto nas redes sociais: Facebook e Instagram

Entre em contato com a redação do Paraíba em Minuto:

Telefone: (83) 98669-7489

Veja Também

Inusitado: pela segunda eleição consecutiva, candidatos ‘empatam’ na votação e mais velho ganha na Paraíba

O fato envolve os candidatos a vereadores Damião Juca e Venâncio. Pela segunda eleição consecutiva ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.