google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / PARAÍBA / Faltam 3 dias para o Enem: veja dicas para a prova de linguagens

Faltam 3 dias para o Enem: veja dicas para a prova de linguagens

Enem será aplicado neste fim de semana para 8,7 milhões de candidatos.

Professores dão dicas do que deve cair em uma das provas do domingo.

Faltam três dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Neste ano, as provas caem no sábado (8) e no domingo (9). No segundo dia, os candidatos terão as provas de redação, matemática e linguagens e códigos. O G1ouviu professores de cursos pré-vestibulares para reunir as principais dicas da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias.

FAÇA AGORA O SIMULADO DO ENEM

No vídeo acima, o professor de português Vicente Santos, do Projeto Educação, da Globo Nordeste, explica que no Enem a prova de linguagens costuma apresentar elementos verbais (palavras escritas e faladas) ou não verbais (imagens e charges). Também aparecem linguagens de tecnologia, como as redes sociais, e linguagem corporal, como dança, atividades físicas e a importância disso na socialização das pessoas.

O professor Fernando Marcílio Lopes, do Curso Anglo, de São Paulo, lembra da boa notícia para esta prova: nas questões de literatura, não são exigidos temas em profundidade, com dados específicos de enredos de obras. “Isso só costuma cair em vestibular com lista de leitura prévia”, explicou. As obras que costumam ser citadas no Enem são consagradas, e a exigência maior é que os estudantes leiam os enunciados com atenção. “O Enem não exige conhecimento profundo da obra mas exige capacidade de leitura do texto.”

Por outro lado, a literatura aparece de diversas formas e mexe com conceitos estéticos e artísticos. “Cai poesia, prosa, sempre tentando fazer o candidato perceber que tipo de recurso o artista explica para transmitir tristeza, melancolia, ou para provocar a curiosidade.”

Peça O Auto da Compadecida é apresentada em Volta Redonda pelo projeto Cena Papagoiaba (Foto: Viviane Alves/Divulgação Cia Teatral Vita de Atores)
Peça O Auto da Compadecida, obra escrita por Ariano Suassuna (Foto: Viviane Alves/Divulgação/ Cia Teatral Vita de Atores)

Lopes, porém, não arrisca que temas ou autores podem cair neste ano, inclusindo efemérides como as mortes de Ariano Suassuna e João Ubaldo Ribeiro, dois escritores brasileiros famosos, que aconteceram em 2014. “Não dá para dizer se essas efemérides influenciem nas questões de literatura. Suassuna pode cair porque foi um grande autor, e não porque morreu.”

VEJA ESPECIAL SOBRE A VIDA E A OBRA DE ARIANO SUASSUNA

Gramática é pedida no contexto
Para o professor Francisco Platão Savioli, também do Anglo, os candidatos do Enem devem dedicar pouco tempo da prova se preocupando com a “gramática pela gramática”, porque o exame do MEC sempre exige mais a avaliação do significado das palavras e textos. “Os alunos não vão encontrar questões de mera identificação de classe gramatical, análise de palavra na frase ou de oração dentro do período”, explicou ele.

“Cai muita interpretação de texto centrado nos significados produzidos pela seleção das palavras ou da combinação entre elas”, diz Platão. Por isso, o que os enunciados costumam pedir no Enem é que o candidato entenda o sentido da palavra naquele contexto em que ela está sendo usada.

A atenção dos alunos também deve estar centrada na identificada das diferentes formas que a linguagem pode adotar. O professor do Anglo dá alguns exemplos de como isso pode ser pedido. “Em uma tira pode se usar linguagem para obter humor. É um jogo com as variedades linguísticas. Às vezes pedem para identificar como seria aquilo na língua padrão.”

Tudo isso, segundo ele, “sempre baseado em texto, nunca descontextualizado”.

A professora Lu Cunha, que dá aulas no Curso Objetivo, também tem uma dica importante que pode ajudar a garantir algumas respostas certas e ainda evitar tempo de releitura das questões. “Grife sempre. Nunca se esqueça de grifar porque assim você já está respondendo a alguma questão.”

Veja mais dicas de língua portuguesa no vídeo abaixo:

Espanhol
Os candidatos que escolheram espanhol como a língua estrangeira do Enem podem aproveitar os últimos dias para pesquisar em sites de notícia de países de língua espanhola quais são os principais temas tratados neste ano. A professora Carol Bello, do Projeto Educação, da Rede Globo Nordeste, sugere que o candidato procure ler sites de notícias da Espanha ou Argentina, como El País, Clarín e La Nación. Veja mais dicas de espanhol:

Inglês
Já quem decidiu responder às questões de inglês no Enem 2014 pode seguir as dicas de preparação do professor Moacir Prudêncio, que dá aulas da matéria no Cursinho da Poli. Segundo ele, a prova de inglês é dividida em três partes: interpretação, gramática e vocabulário. “A parte de interpretação abrange o tipo de texto que você vai ler. Prepare-se para encontrar poemas, charges e textos em prosa. Em gramática, é bom ficar atento aos tempos verbais além de preposições e pronomes.” Veja abaixo o vídeo com mais dicas:

 

Veja Também

Semana Santa 2024: o que abre e o que fecha em João Pessoa

A Sexta-feira da Paixão, que neste ano cai no dia 29 de março, é feriado ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: