google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / PARAÍBA / Romaria da Penha acontece neste sábado em João Pessoa

Romaria da Penha acontece neste sábado em João Pessoa

Romaria começa em frente à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.
Quase 14 quilômetros vão ser percorridos até o Santuário da Penha.

Do G1 PB

Milhares de fiéis acompanharam a imagem da santa por 14km em João Pessoa (Foto: Rizemberg Felipe / G1)
Milhares de fiéis acompanharam a imagem da santa por 14km em João Pessoa (Foto: Rizemberg Felipe / G1)

Acontece na noite deste sábado (29) a 251ª edição da Romaria da Penha, que este ano terá como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, uma referência ao atual tema da Campanha da Fraternidade. A abertura oficial da Romaria acontece em frente à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, local de partida para os romeiros que devem percorrer quase 14 quilômetros até chegar à Praça Oswaldo Pessoa, na praia da Penha.

Segundo a Arquidiocese da Paraíba, a partir das 22h será realizada uma noite de louvor no campo de futebol na Praia da Penha, assim como terá início a Romaria. O fim da caminhada está previsto apra as 5h do domingo (30), com a chegada dos romeiros e celebração campal da Missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto.

Bebidas Alcoólicas
Um apelo para que os romeiros da Procissão da Penha não comprem e não ingiram bebidas alcoólicas ao longo da caminhada foi divulgado pela Arquidiocese da PB, na quarta-feira (26). O apelo se estendeu aos vários comerciantes ambulantes que trabalham na Romaria, ressaltando que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa, só permitirá o comércio de água, água de coco, suco e refrigerante durante o percurso.

A Arquidiocese recomenda ao romeiros que bebam bastante água ou suco durante o percurso e se alimentem com frutas ou barras de cereal, como também usarem um calçado confortável e uma roupa leve, uma vez que a maioria dos fiéis atendidos pelas equipes médicas em edições anteriores estava desidratada ou com sintomas de fraqueza devido à falta de alimentação no fim da Romaria.

Imagem de Nossa Senhora da Penha acompanha romeiros (Foto: Eisenhower Almeida/Pascom)
Imagem de Nossa Senhora da Penha acompanha romeiros (Foto: Eisenhower Almeida/Pascom)

Segurança
O Corpo de Bombeiros iniciou um esquema especial para os festejos e a procissão, com um total de 126 bombeiros. Durante a romaria, serão utilizadas quinze viaturas para atender desde ocorrências pré-hospitalares até a prevenção e combate a incêndio. Um bote inflável, com equipamento de salvamento aquático, também será colocado na praia da Penha para a prevenção de afogamentos.

Segundo o tenente coronel Nazareno de Oliveira, a corporação vai trabalhar com dois postos fixos de apoio para atendimentos de primeiros socorros e orientação à população. Um será instalado na Rua Nossa Senhora da Penha, na praia da Penha, e outro em frente à Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, em Mangabeira. “Teremos um grupo de guarda-vidas atento à movimentação dos romeiros na praia, além de 12 militares com extintores de incêndio no ponto onde ocorre a tradicional queima de velas”, completou o tenente.

Trânsito
Para o esquema de trânsito, foram escalados um total de 95 agentes de trânsito da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), segundo o órgão. Já o percurso tradicional, que passa por trechos em obras, não será alterado. No trevo de Mangabeira, considerado um dos pontos de concentração de romeiros, haverá iluminação e sinalização especial. Além disso,  foi garantida a presença de guardas municipais na região.

Apesar disto, os organizadores da procissão ressaltaram que os romeiros precisam ficar atentos ao passar pelo Trevo de Mangabeira, pois a pista está mais estreita e não há asfalto. Especialmente para quem costuma caminhar perto dos trios elétricos, será preciso manter uma certa distância para evitar incidentes. Esta será a 251ª edição da Romaria, que terá como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, uma referência ao atual tema da Campanha da Fraternidade.

Veja Também

Semana Santa 2024: o que abre e o que fecha em João Pessoa

A Sexta-feira da Paixão, que neste ano cai no dia 29 de março, é feriado ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: