google.com, pub-3431032328095811, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Home / POLICIAL / Motorista de ônibus que colidiu com trem teve medo de dar ré, diz polícia

Motorista de ônibus que colidiu com trem teve medo de dar ré, diz polícia

image

Ele foi ouvido pelo delegado em Santa Rita nesta terça-feira (1º) Motorista foi liberado, mas deve responder por homicídio culposo.

O motorista do ônibus que se envolveu no acidente com o trem que matou quatro pessoas na segunda-feira (29) em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, teve medo de dar ré,  segundo o delegado Antônio Farias, que ouviu o depoimento na tarde desta terça-feira (1º). “Porque poderia atropelar qualquer veículo. Ele ficou sem qualquer destino. À mercê da pancada grosseira, brutal e animalesca do trem”, disse o delegado.

A colisão aconteceu na passagem de nível de Várzea Nova, distrito de Santa Rita, no final da tarde de segunda-feira. As imagens da câmera de segurança de um estabelecimento comercial flagraram o momento em que aconteceu o acidente.

No vídeo é possível ver desde o momento em que o ônibus para nos trilhos até a colisão.

De acordo com Antônio Farias, o motorista relatou que o trânsito estaria obstruído por uma motocicleta e dois veículos e temeu manobrar de macha ré, pois poderia causar outro acidente.

“Ele disse que quando olhou para esquerda e voltou a visão, viu que o trem vinha e o trânsito estava obstruído. Buzinou, buzinou, mas não teve jeito”, acrescentou o delegado.
Ainda segundo o Farias, o motorista foi ouvido e liberado em seguida, mas vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Conforme o relato do delegado, ele deve aguardar o andamento do processo em liberdade até mesmo para voltar a trabalhar.

Entre a noite da segunda-feira (29) e a manhã desta terça-feira (1º), pelo menos cinco pessoas, todas parentes das vítimas que morreram no acidente foram ouvidas pela Polícia Civil.

Na manhã desta terça-feira, parentes das vítimas foram fazer o reconhecimento e liberar os corpos na sede do Gemol. Quatro mulheres morreram no acidente, sendo que três no momento da colisão e uma no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, durante a madrugada. Os corpos estão sendo velados e enterrados na tarde desta terça-feira.

Vítimas tiveram alta

Duas pessoas que ficaram feridas no acidente tiveram alta do Hospital de Emergência e Trauma da capital paraibana na manhã desta terça-feira (1º). A informação foi divulgada por volta das 11h30, por meio de um boletim da unidade.

O documento do hospital também corrigiu o número de feridos no acidente que foram atendidos na unidade. Inicialmente a informação repassada pela unidade era de que nove pessoas haviam dado entrada por causa do acidente.

No boletim mais recente, o número subiu para dez. A décima pessoa seria o cobrador do ônibus, cuja entrada havia sido registrada como procedente de outro acidente e só nesta terça-feira a informação no hospital foi corrigida.
As duas pessoas que tiveram alta são um jovem de 18 anos e um homem de 59 anos.

Eles passaram por procedimentos de emergência e após ficarem em observação, foram liberados. Além deles, outras sete pessoas seguem internadas, sendo três em estado regular, duas em estado grave e as outras estão estáveis. A informação foi atualizada às 17h45 após a divulgação do boletim da unidade hospitalar.

O acidente

O vídeo confirma a versão da assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de de Trens Urbanos (CBTU), que havia informado na segunda-feira que o ônibus estaria parado na linha férrea e o trem teria buzinado várias vezes para alertar que estava se aproximando, mas ainda assim não evitou a colisão. Com o impacto da batida, três mulheres que estavam dentro do ônibus foram jogadas para fora do veículo e morreram imediatamente. Nenhum passageiro do trem se feriu.

Em nota, a CBTU lamentou o acidente e informou que vai abrir sindicância para apurar os fatos. A prefeitura de Santa Rita decretou cinco dias de luto oficial na cidade.

O governador Ricardo Coutinho, a Secretária estadual de Saúde, Roberta Abath, deputado Zé Paulo foram até a unidade de saúde para acompanhar o atendimento as vítimas. Um rapaz que estava no coletivo foi encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento de Urgência (UPA) do bairro de Tibiri em Santa Rita.

Em entrevista à TV Cabo Branco, o gerente operacional da empresa Santa Rita, proprietária do ônibus que se envolveu na colisão, Luiz Carlos André, lamentou o acidente e disse que a empresa vai colaborar com as investigações da polícia para esclarecer o caso.

“Em primeiro lugar eu quero lamentar a tragédia e dizer que estamos solidários. Infelizmente houve vítimas. A questão do acidente, seria irresponsável dizer o que causou, o momento e de averiguar, dar subsídio à polícia para descobrir o que causou o acidente”, disse Luiz Carlos André.

O funcionário da empresa informou ainda que o motorista do veículo teve apenas ferimentos leves e que deverá prestar depoimento a polícia nesta terça-feira (1º). Ainda de acordo com o representante da empresa, o motorista teve medo de sofrer algum tipo de agressão da população e por isso, teria deixado o local do acidente.

Investigações

Até as 19h30 de segunda-feira (29) o trânsito na passagem de nível e a ferrovia ainda estavam bloqueadas pela perícia, que trabalhava no local da colisão para levantar informações sobre o que teria causado o acidente. Inicialmente duas hipóteses foram levantadas, uma seria de que o veículo teria apresentado uma falha mecânica e a outra é de que o motorista estava parado na ferrovia porque um veículo estaria na frente do coletivo, bloqueando a passagem.

Segundo o delegado Antonio Farias, testemunhas relataram que o ônibus estava há muito tempo parado sobre a ferrovia, e que não houve reação do motorista do ônibus ao alerta sonoro dado diversas vezes pelo condutor do trem.

Hemocentro pede doações

A diretoria do Hemocentro da Paraíba fez um apelo para que as pessoas doem sangue para o feridos do acidente. Segundo o Hemocentro, o estoque de sangue da unidade está baixo e como os feridos estão em estado grave, há a necessidade de ter bolsas de sangue e hemoderivados à disposição dos feridos.

Publicado do WordPress para Android

Veja Também

Após agressão, Justiça determina que filho de Lula deixe apartamento e não se aproxime da ex

Filho do presidente Lula, deverá manter distância da ex-mulher, uma médica de 29 anos, e ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

%d blogueiros gostam disto: